Domingo Tem Caminhada da Memória

Publicado em Alzheimer

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Faltam dois dias para a Caminhada da Memória 2023. Ela vai acontecer pelo segundo ano consecutivo em pleno coração da Asa Sul no Plano Piloto, um dos bairros mais antigos da Capital Federal.

Estamos tomadas de trabalho e também de emoção.  Faremos um percurso urbano, ocupando as ruas de Brasília, essa senhora de 63 anos, em pleno processo de envelhecimento.

A Caminhada de domingo, 24/09,  sairá  da quadra 504 da W3 Sul, em frente ao SESC-DF. A concentração vai começar às 8h e a saída ocorrerá às 8h30. É possível se inscrever gratuitamente até a meia noite de sexta-feira pela plataforma Sympla. Inscreva-se aqui.

O evento tem diferentes sentidos e objetivos. O primeiro deles é chamar atenção da população e das autoridades sobre os sinais de alerta e  divulgar as medidas de proteção para  evitar as demências, entre elas a Doença de Alzheimer (DA). A DA  afeta sete entre dez pessoas acometidas por demência, em especial as mulheres.

Também chama a atenção para as demências precoces,  de caráter genético. Embora minoritárias, atingem 7% de jovens adultos a partir dos 38, 40 anos.

Ou seja, as demências são um tema de interesse público para todas as idades, mesmo que boa parte da população ainda não saiba disso.

Consideramos que informação é essencial para o cuidado coletivo e para o autocuidado. E também para evitar o estigma e o preconceito. Ou mitos de que demência ocorre apenas entre pessoas idosas. Ou que a demência é algo “natural”, decorrente do envelhecimento. Não é.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as demências são um problema de saúde pública mundial.

Um problema que se  agrava com o envelhecimento populacional e que atinge toda a família. Elas mudam radicalmente a vida da pessoa enferma e também das  cuidadoras familiares que sofrem sobrecarga física e emocional diariamente.

 Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aderiu ao Setembro Roxo desde o dia 15/09

Estima-se que 75 milhões de pessoas terão algum tipo de demência no mundo até 2030. Se imaginarmos uma família de quatro pessoas, serão 300 milhões de pessoas envolvidas diretamente no cotidiano da doença.

Caminhar é essencial para prevenir a doença e estimular a  mudança de hábitos.  É um exercício gratuito que pode ser praticado em grupo ou individualmente todos os dias.

Em tempos de altas temperaturas e dias secos no planalto central, algumas medidas de autocuidado são importantes neste domingo:
– Leve seu chapéu ou boné, use protetor solar e lembre de levar a sua própria garrafa de água.  A CAESB vai oferecer água aos participantes das 8 às 12h.

Após a Caminhada da Memória haverá atividades para a comunidade até às 12h na W3 Sul. Uma ótima oportunidade para conhecer os espaços culturais da W3 Sul  que estão apoiando o Setembro Roxo 2023 e terão atividades também no domingo.

Entre eles, a Infinu/Praça das Avós (quadra 506), com o Projeto Escuta na Rua, de escuta especializada por terapeutas voluntários (das 10h às 11h45) e a Instalação de áudio  Pequeno Roteiro da Memória (a partir das 12h); Colabora/Beco da Inclusão (quadra 507), com Técnica de Redução do Estresse (TRE) e arte na rua e Espaço Cultural Renato Russo (quadra 508), com Roda de Conversa sobre Envelhecimento, Cuidado e Demências (10h) e Tai Chi Chuan/Ti Kung (11h).

Entre as quadras 505 e 508 serão oferecidas atividades físicas, estímulo à memória, Circuito do Equilíbrio, terapias integrativas,  Bordado do Cuidado, Rodas de Conversa, Pickleball, entre outras atividades gratuitas.

Convidamos os participantes a tirar fotos, fazer vídeos  e compartilhar conosco no Instagram @blocofilhasdamae, Facebook  Coletivo Filhas da Mãe e X filhasdamaecol1. E também que marquem #setembroroxo2023 e #caminhadadamemoria

Dia Mundial de Conscientização

Ontem foi o dia mundial de conscientização sobre Alzheimer e outras demências. Vários prédios famosos  foram iluminados. Entre eles o Cristo Redentor, no Rio e o Viaduto do Chá, em São Paulo em uma iniciativa da Febraz. Já no Distrito Federal, foram iluminados o Congresso  Nacional, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Tribunal Regional Eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*