Ana Castro & Cosette Castro
Brasília – Há muitas formas de falar sobre demências, entre elas o Alzheimer.
É possível contar que são doenças neurodegenerativas sem cura, progressivas, mas tratáveis. Informação pode melhorar a qualidade de vida de quem já foi diagnosticado. E também a vida das cuidadoras familiares, sobrecarregadas física e emocionalmente, em geral carentes de informação.
Existem os eventos científicos, os debates, as entrevistas com especialistas. As pesquisas acadêmicas em diferentes áreas do saber apresentadas e multiplicadas em congressos, seminários, revistas e livros acadêmicos.
Há o trabalho formiguinha das redes de apoio, muitas vezes invisível, voltados para pequenos, médios e grandes grupos de pessoas que cuidam, muitos deles dispersos. Elas tem importância vital para cuidadoras familiares que convivem diariamente com as demências. Ali elas compartilham informações sobre a doença, dúvidas e experiências.
Existem também propostas de atividades na rua, que ajudam a circular informações sobre demências, suas características e formas de prevenção junto à população.
Há quem aproveite festas populares, como o Carnaval para falar de forma lúdica sobre demências, quem cuida de quem cuida, solidão, memória e medo. Em tom de brincadeira, mas muito a sério. Este é o caso do Coletivo Filhas da Mãe.
As atividades de rua podem ocorrer nos pontos de grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus, rodoviárias locais, estaduais/nacionais, ferroviárias e metrôs. Ou em parques, onde muitas pessoas aproveitam o fim de semana.
No Setembro Roxo de 2023, mês mundial de conscientização sobre Alzheimer e outras demências, abrimos a programação do mês no domingo, 03, no Parque Olhos D’Água, em Brasília.
Abrimos espaço para a música, para a natureza e para o autocuidado coletivo em um Piquenique Musical. Uma parceria com o Coletivo Café com Chorinho.
No Parque Olhos D’Água também entregamos cerca de 250 folhetos sobre os 12 pontos de prevenção das demências durante 02 horas, das 10 às 12h. Veja as fotos aqui.
As cuidadoras familiares conversaram com as pessoas sobre o que são as demências, como se caracterizam. E lembraram como é importante buscar ajuda profissional quando seu familiar começa apresentar mudanças.
Nesta segunda-feira, 04 de setembro, seguimos com a programação do Setembro Roxo 2023.
A parceria da UnB e SESC-DF, ocorre na unidade da 913 Sul, em Brasília, das 9h às 11h. Será realizada oficina com pessoas 60+ e estudantes universitários sobre Amigabilidade Urbana. Eles também receberão folhetos sobre os 12 pontos de prevenção das demências.
Na quarta-feira, 06/09 teremos Roda de Conversa ONLINE Especial Setembro Roxo sobre Cuidados com a geriatra Marina Barichelo. A fonoaudióloga Manoela Dias estará coordenando a Roda das 19 às 20h.
( solicite o link no Instagram @blocofilhasdamãe).
Conheça a programação do Setembro Roxo 2023 aqui. E siga em nossas redes sociais os projetos do Coletivo Filhas da Mãe sobre informação, cuidado, autocuidado e estímulo a políticas públicas que ocorrem durante todo o ano,
A Sociedade do Cuidado começa por você!
Cosette Castro Brasília – Hoje o Blog é dedicado às pessoas que acabam de saber…
Cosette Castro Brasília - O texto de hoje é uma homenagem às pessoas que trabalham…
Cosette Castro Brasília – Esta foi uma semana especial. Começou no domingo, dia 05, com…
Cosette Castro Brasília - Historicamente, entre as classes média e alta brasileira, janeiro é um…
Cosette Castro Brasília - O ano de 2025 começou com a despedida da Dona Carlinda…
Cosette Castro Brasília - Estamos em tempos de final do ano, de renovar a esperança…