Ana Castro & Cosette Castro
Brasília – Estamos começando o Setembro Roxo, mês de conscientização sobre Alzheimer e outras demências, com as reflexões do médico Paulo Caramelli, que há mais de 20 anos estuda o tema.
Ele é o primeiro brasileiro a coordenar a Sociedade Internacional para o Avanço e Tratamento da Doença do Alzheimer (ISTAART na sigla em inglês) e lembra que é possível prevenir quase metade das formas de demência.
A prevenção da saúde é fundamental em todos os países, mas em especial, em nações de média e baixa renda, como é o caso do Brasil, onde o contexto socioeconômico e educativo não contribuem para a qualidade de vida. A pobreza, a falta de alimentação e nutrição adequada e o baixo acesso à educação são fatores de risco ao envelhecimento saudável.
A realidade brasileira não ajuda. O país não possui política nacional de saúde voltada para as demências nem política oficial de informações e esclarecimento contínuo à população sobre o tema, apenas soluções individualizadas nas maiores cidades, em geral nas capitais. Além disso, é um país em fase de envelhecimento, sem o preparo e o adequado amparo estatal.
Ainda assim, é possível prevenir as demências, entre elas o Alzheimer, o tipo mais comum da doença. Uma alimentação com baixo teor de sal, gordura e produtos saturados, rica em frutas e vegetais é um bom começo. Fazer exercícios físicos regularmente também. Não é preciso se tornar um atleta, mas garantir caminhadas semanais de, pelo menos meia hora. Elas contribuem para um organismo saudável.
Fazer check up anualmente e ter controle sobre como anda a pressão arterial, o nível de açúcar no sangue e os níveis de colesterol são importantes fatores de autocuidado. Se estiverem desregulados, é preciso fazer acompanhamento médico e tomar a medicação adequada. Todos esses fatores, além do sobrepeso e da depressão, influenciam na qualidade de vida e aumentam o risco de doenças como as demências.
Pensando nisso, o Coletivo Filhas da Mãe preparou uma programação especial no Setembro Roxo em parceria com diferentes parceiros, como é possível ler abaixo.
A programação reúne cuidado e autocuidado. As atividades incluem informações sobre demências, sobre sobrecarga mental das pessoas que cuidam, pois não esquecemos que entramos também no Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio, prevenção da saúde através da prática de exercícios físicos e estímulo à autoestima das cuidadoras familiares.
PROGRAMAÇÃO DO SETEMBRO ROXO
Dia 06, terça-feira, 19h
Roda de Conversa do Coletivo Filhas da Mãe online sobre “Sobrecarga Emocional das Cuidadoras”, com Flavia Adami e Cosette Castro
Dia 09, sexta-feira, das 10 às 12h, presencial
Roda de Cuidado e Autocuidado entre Mulheres Cuidadoras Familiares com Maria Motta e Cosette Castro Local: 601 Sul, 2o. andar, Centro Longeviver, ao lado da igrejinha)
Dia 13, terça-feira, 19h
Roda de Conversa online em parceria com a ABRAz/ Ribeirão Preto sobre “Violências Cotidianas” com Ana Castro
Dia 14, quarta-feira, 19h
Live em parceria com Miriam Moratta do grupo Cuida de Mim sobre “Os Desafios da Alimentação”, com Manoela Dias e Ana Castro
Dia 18, domingo, das 8 às 12h
“Caminhada da Memória” em parceria com o SESC/DF e UnB no Estacionamento 13 do Parque da Cidade. Inscrições aqui
Das 8 ao meio dia também haverá tendas com atividades para toda família, entre elas Tai Chi Chuan, Técnica de Redução do Estresse (TRE), Dança, Massagem e massagem em roda, Oficina para aprender a andar de bicicleta, jogo do envelhecimento, acompanhamento da saúde, brinquedos infláveis para crianças, etc. O Coletivo Filhas da Mãe terá uma tenda com atividades e informações.
Para a Caminhada da Memória, o Coletivo Filhas da Mãe convidou os parceiros: Instituto Tocar, Rodas da Paz, Bike Anjos, Tremer /TRE, Fórum Distrital em Defesa da Pessoa Idosa, Instituto Hamssa/massagens, Grupo Caminhadas de Brasília (GCB), Grupo Trilheiras de Brasília, Grupo Caminhadas Históricas / Candangolândia, Grupo CDC – Trilhas de longo percurso, UnB – Liga de Geriatria, Liga de Enfermagem, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos ( Gepafi) e GT do Envelhecimento. E profissionais voluntários que participarão da tenda.
Dia 21, quarta-feira, 20h, Dia Mundial do Alzheimer
Apresentação especial do Programa Terceiras Intenções. Convidado: geriatra Otávio Castello, ex-presidente da ABRAz-DF
Dia 23, sexta-feira, 19h
Abertura da Exposição “Mulheres que Cuidam e Se Cuidam”, com fotografias de 20 mulheres do Coletivo Filhas da Mãe em parceria com o SESC-DF . Local: unidade do SESC da 504 Sul.
Com essas 07 atividades, locais e nacionais, o Coletivo Filhas da Mãe segue recitando o seu mantra: cuidado e autocuidado são fundamentais. Rede de Apoio, parceiros, afeto e solidariedade tornam possível o cuidado e autocuidado.
PS: Contamos com a sua colaboração para seguir realizando novos projetos. Apoie nosso financiamento coletivo no site vakinha. O id da campanha é 2826664.