Você Conhece o Coletivo Filhas da Mãe?

Publicado em Cuidado e Autocuidado

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Você conhece a breve história do Coletivo Filhas da Mãe? Ele surgiu em  dezembro de 2019 em Brasília formado inicialmente por cuidadoras e ex-cuidadoras familiares de mães com demências. Atualmente também acolhe  demais parentes, assim como  amigas e vizinhas  (cuidadoras informais) que contribuem para o cuidado familiar.

Tem quem estranhe que escrevamos no feminino. Usamos o termo cuidadoras porque 96% da atividade de cuidado é realizado por mulheres no Brasil, segundo o IBGE. Uma pequena homenagem ao trabalho invisível das mulheres.

Estimulamos  o cuidado. Ou seja, disponibilizamos informações para  melhorar a qualidade de vida dos pacientes, assim como  sobre  cuidado e prevenção coletiva. E promovemos  o autocuidado das cuidadoras familiares.

Atuamos com diferentes eixos temáticos, como pode ser observado a seguir (com links em azul):

1. Cultura – Apostamos no lúdico e na arte  como espaços de saúde mental para cuidadoras e familiares.

Em 2020 estreamos no Carnaval de Brasília,  com marchinha sobre Alzheimer de autoria de André Barbosa Filho. Contamos com apoio e parceria do bloco Rivotrio, o maior bloco da saúde mental do Distrito Federal. O cortejo ocorreu nas ruas da Asa Norte e reunimos até quatro gerações da mesma família.

Durante os preparativos para o Carnaval 2020 realizamos oficinas de samba no pé, de coreografia e de estandarte com colaboração de professoras voluntárias. Antes da pandemia, realizamos duas atividades de “Esquenta Carnaval”, uma festa na rua (SQS 308) e outra em Clube (Vizinhança da Asa Sul).

Nem a pandemia nos segurou.

Nos reinventamos e realizamos Carnaval Virtual com marchinhas próprias. Também realizamos  06 Saraus Virtuais de Música, Poesia e Afeto on line (disponíveis no Canal do You Tube Filhas da Mãe Coletivo). Contamos com convidados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Portugal e Espanha.

2.Autocuidado – Estimulamos a voz e  visibilidade das cuidadoras familiares, através de projetos  como  “Filhas da Mãe Contam Histórias” desenvolvido via do celular (2020). Homens também participaram dos projetos.

Em  2021 o Projeto  “Filhas da Mãe Contam Histórias” recebeu textos que foram publicados neste Blog durante o mês de setembro, mês de conscientização sobre Alzheimer e outras demências.

E a partir de setembro de 2022 iniciaremos a Roda de Cuidado e Autocuidado entre Mulheres Cuidadoras Familiares, presencial, sob a coordenação da psicanalista Cosette Castro e da neuropsicóloga Maria Motta. (Inscrições,  gratuitas, até 31 de agosto aqui).

3. Cuidado – Desde 2022 realizamos  “Rodas de Conversas” on line mensais  voltadas para questões sobre demências e cuidado na primeira terça-feira de cada mês a partir das 19h, com 1h30 de duração.

Também em 2022 criamos o Programa  “Terceiras  Intenções”, realizado na 3ª terça-feira de cada mês, com entrevista on line. Início: 19h, com 1 hora de duração, no Canal do You Tube:  Filhas da Mãe Coletivo (Veja aqui).

4.Políticas Públicas – Defendemos e contribuímos  para formulação de políticas públicas em nível distrital e federal.

Em 2021 participamos da construção do substitutivo da Deputada Arlete Sampaio e conseguimos aprovação da Lei 6926/2021 que institui a “política distrital para prevenção, tratamento e apoio às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, aos seus familiares e aos cuidadores”. A segunda etapa é conseguir a implementação da Lei.

Em 2022 enviamos  15 propostas ao  PL 4364/2020 de autoria do Senador Paim (PT/RS) e com substitutivo do Senador Romário (PL/RJ) sobre a Política Nacional de Cuidado Integral para pessoas com Demências que se encontra agora em tramitação na Câmara dos Deputados. As duas  ações vem sendo realizadas em parceria com o Fórum Distrital em Defesa da Pessoa Idosa /DF.

5.Apoio à Ciência e Pesquisa – Em 2021, criamos o  grupo de trabalho (GT)   para desenhar a metodologia e objetivos da Primeira Pesquisa no Distrito Federal para Traçar o Perfil de Pessoas Idosas com Demências que inclui também Pesquisa sobre Cuidadoras Familiares,  Informais  (amigas e vizinhas que cuidam)  e Profissionais, suas necessidades e demandas. Conseguimos emenda parlamentar na Câmara Distrital para implementar o estudo e a Codeplan (atual Instituto Ipê) assumiu a execução da pesquisa em 2021.

Em 2022 o estudo, que conta com equipe de 09  pesquisadores e possui acompanhamento de Comitê Científico internacional, começou. Este projeto está sendo realizado em parceria com o Fórum Distrital em Defesa da Pessoa Idosa.

 6.Envelhecimento Saudável e Ativo –  Participamos, em 2021, da campanha internacional ” Velhice Não É Doença” e em 2022 participamos da campanha nacional “Velhices Cidadãs”. Além disso, no Blog escrevemos frequentemente sobre envelhecimento, assim como nas redes sociais digitais.

7.Campanhas Públicas – Em 2020 realizamos a campanha  “Vacina Já” divulgando depoimentos em vídeo de todo país.

Em 2021, participamos da campanha internacional  “Junho Violeta”, de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa com Projeções nos Prédios Públicos federais (Congresso, Museu Nacional, Rodoviária e Biblioteca Nacional) e campanha nas redes sociais digitais.

Em 2022, as Projeções incluíram os prédios públicos federais (Congresso, Museu Nacional, Rodoviária) e prédios públicos do Distrito Federal (Palácio do Buriti e Câmara Distrital).

Desde a criação do Coletivo, participamos do “Setembro Roxo”, mês de conscientização sobre o Alzheimer e outras demências, com ações e parcerias nacionais durante todo o mês. Aguarde as novidades em 2022!

PS: Convidamos você mais uma vez a participar da campanha Vakinha para Formalizar o Coletivo. Ainda não conseguimos arrecadar o que precisamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*