Janeiro É o Mês da Saúde Mental

Publicado em Cuidado e Autocuidado

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – No primeiro mês do ano, o Coletivo Filhas da Mãe se une à campanha Janeiro Branco, em defesa da saúde mental.

Em 2022, a campanha tem o mote “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, mas foi criada em 2014, com o objetivo de estimular a saúde mental de diferentes grupos sociais. Trata-se de uma campanha voltada para todas as idades, independente de gênero, raça ou classe social.

O sofrimento mental tem atingido a população de todos os países, particularmente após o Covid-19. Em tempos de pandemia, é possível falar em quatro ondas da doença.

A primeira onda foi a sobrecarga e colapso dos sistemas de saúde, que se repete agora com os novos casos da variante ômicron. A segunda onda está relacionada à diminuição de recursos na área de saúde para o cuidado de doenças agudas, particularmente pelos cortes no orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS),  realizados pelo governo federal.

A terceira onda diz respeito à interrupção nos cuidados de saúde de várias doenças crônicas com consequências graves para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas. Outra decisão do governo federal que vem atingindo milhares de pessoas.

A quarta onda está diretamente relacionada à saúde mental.

Inclui o aumento de transtornos mentais e do trauma psicológico provocados pelo Covid-19. Esses transtornos e traumas ocorreram, e seguem ocorrendo, por desdobramentos secundários da doença, pelas mortes de familiares, amigos e colegas de trabalho. E também pelo genocídio que ocorreu no país, retirando do convívio social (em números oficiais) mais de 600 mil vidas, sem contar as demissões e a crise econômica.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), cerca de 30% da população das Américas já tiveram ou terão algum tipo de transtorno mental. No Brasil de 2020, a depressão e a ansiedade respondiam pela quinta e sexta causa, respectivamente, de problemas de convívio na vida privada e social.

Entre os meses de agosto de 2020 e agosto de 2021, de acordo com estudo encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros tiveram piora na saúde mental. Foram dois anos de desafios emocionais que ainda não terminaram aumentando os casos de depressão, crises de ansiedade, crises de pânico, de distúrbios alimentares, vícios e crises de burnout (também conhecida como síndrome do esgotamento profissional), entre outros.

Nós, do Coletivo Filhas da Mãe, apoiamos a campanha Janeiro Branco. Acreditamos que falar sobre a dor e o sofrimento emocional é o primeiro passo para o tratamento e a cura. Também acreditamos que falar publicamente contribui para reduzir o preconceito e o desconhecimento sobre o tema.

Deixamos  o link com vários materiais sobre a campanha Janeiro Branco, como o card abaixo, e os cinco objetivos da campanha  para você conhecer.

Objetivos da Campanha Janeiro Branco 2022

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal  para que pessoas e instituições sociais  reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional;

2 – Chamar a atenção para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional;

3 – Incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional;

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional;

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

#coletivofilhasdamãe2022   #precisamosfalarsobredoençamental

2 thoughts on “Janeiro É o Mês da Saúde Mental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*