TCC Mostra Fototerapia na Prática

Publicado em Alzheimer

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Dedicamos o mês de setembro ao setembro roxo, de conscientização da doença de Alzheimer, também conhecida como DA. Nesse sentido, o Coletivo Filhas da Mãe lançou diferentes projetos de informação que abrangem o Alzheimer e das demais doenças do grupo das demências.

Nas sextas-feiras publicamos o Projeto Fototerapia 2021, Relatos da Memória, com fotos legenda que mostram a relação entre pessoas com Alzheimer e a fotografia.

Nas segundas-feiras de setembro publicamos o Projeto Histórias da Memória, onde cuidadoras ou ex-cuidadoras, contam histórias ( mais longas) que marcaram sua vida.

A participação desta sexta  no Projeto  Fototerapia 2021 é de  Maria de Jesus R. Santos. Residente em Brasília,  ela foi  diagnosticada com Alzheimer em 2011.
foto cedida por Luísa Lemos
Sua neta, Luísa Santos Lemos,  decidiu fazer  o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC ) na área de fotografia tendo com Maria de Jesus como modelo.
O tema do TCC foi ” Memória e Fotografia – metalinguagem”. O projeto é composto de fotos e frases que sua avó dizia repetidamente durante o dia, como: “já estou pronta pra ir pra casa” – sendo que já estava em casa.
As fotos de Luísa são mais do que um trabalho de conclusão de curso. Elas ajudam a preservar a memória, mostram seu amor e respeito pela avó e, através de  Maria de Jesus, homenageia todas as mulheres da família.
Para além do setembro roxo, neste mês há iniciativas que merecem destaque na área da saúde. Uma delas vem do consulado da China no Rio de Janeiro.
O país oriental vem doando equipamentos a hospitais  brasileiros para atendimento à Covid-19 desde 2020.   Esta semana o consulado realizou webseminário sobre saúde inteligente com profissionais brasileiros.
O uso de tecnologias inteligentes, como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina (ML), recursos de Internet das coisas (IoT) e análise em memória em tempo real é um dos setores que mais crescem no mundo. E  ajudam nas pesquisas e tratamentos na área da saúde. Quem sabe pode ajudar nas pesquisas sobre Alzheimer…

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*