Que tal um sarau virtual? Temos!

Publicado em Sarau Virtual

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília –  Hoje queremos fazer um convite para você. Participar conosco do IV Sarau Virtual de Música, Poesia, Prosa e Afeto do Coletivo Filhas da Mãe no sábado, 22 de maio, a partir das 16h30 (link no final do texto).

O que um Sarau  realizado  na internet tem a ver com demências, entre elas o Alzheimer, com cuidadoras familiares e informais (vizinhas e amigas que cuidam) e demais parentes?

Tem tudo a ver. Quando somos cuidadoras, descuidamos de nós mesmas. Se antes da pandemia por Covid-19 muitas tinham abandonado a vida social, imagine agora em tempos de isolamento.

A maioria das cuidadoras familiares acaba abandonando as atividades que davam prazer porque não dá tempo. Ainda mais durante a pandemia, período em que parentes tiveram que se afastar e cuidadoras profissionais ou diaristas podem significar um risco para os pacientes.

Muitas vezes parece que o  dia precisaria ter mais de 24 horas para ter tempo de cuidar,  organizar a casa e a alimentação, ler, se informar ou simplesmente se divertir. E ao  descuidar  de nós mesmas, acabamos por não cuidar tão bem do familiar enfermo como gostaríamos.

Depois que a pessoa querida se vai, passado o choque, nos damos conta do quanto nos afastamos de nós mesmas. Do quanto, ao olhar apenas para o outro, nos esquecemos do que sentimos, precisamos e desejamos. Quanto abandonamos nosso corpo, o quanto colocamos para debaixo do tapete nossas emoções e o quanto ignoramos os sintomas de que algo não está bem.

O isolamento físico e virtual, a sensação de solidão e de impotência  contínua ou a culpa “por não fazer melhor” costuma cobrar fatura. Principalmente se não temos acompanhamento especializado nem participamos de grupos de apoio.

Esse descuido traz consequências para nossa saúde física e mental.  Perdemos saúde, sim. Isso pode ocorrer de diferentes formas. Podem aparecer na queda de cabelo, na insônia, na instabilidade do humor, na depressão ou em problemas na pele, Ou podem  se manifestar de  forma mais grave. Um ataque cardíaco,  um Acidente Vascular Cerebral (AVC),  um câncer ou outras enfermidades.

Não é por acaso que no Coletivo Filhas da Mãe a prática do autocuidado é quase um mantra, como comentamos em texto anterior. Mas não se trata apenas do autocuidado individual, que pode ser confundido com higiene básica. Estamos falando do autocuidado praticado em grupo, de forma solidária e coletiva.

Quando criamos os Saraus Virtuais, em outubro de 2020,  estávamos pensando em formas de estimular momentos de leveza, alegria e arte através da música, poesia,  prosa e informação para cuidadoras familiares e informais. E para todas as pessoas que são familiares, apoiadores e demais interessadas e interessados em passar bons momentos. Um respiro neste momento de luto individual e coletivo, quando chegamos a meio milhão de mortes oficiais.

Em tempos de pandemia, falta de vacinas, medo e dor, o  Sarau Virtual do Coletivo Filhas da Mãe se propõe a ser um pequeno oásis. Um espaço para você relaxar e se divertir e que pode ser assistido ou escutado com toda a família.

Cada Sarau envolve em média 20 a 25 pessoas que trabalham voluntariamente para que as duas horas de realização do encontro virtual seja recheado de muito afeto. Contando os 03 Saraus anteriores, cerca de 100 pessoas contribuíram com seus saberes e arte.

Nesta IV edição, teremos 15 convidadas e convidados de diferentes locais: Portugal,  Distrito Federal e de São Paulo. E como é um espaço de diversão e afeto, não se assuste, Pode sim, passar das duas horas previstas (das 16h30 às 18h30).

Você poderá assistir o IV Sarau no link http://bit.ly/filhasdamaecoletivo_sarau04

2 thoughts on “Que tal um sarau virtual? Temos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*