Fomos Ouvir Nossas Leitoras

Compartilhe

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília  – Ao comemorar dois meses de publicações no Correio Brasiliense,  convidamos as pessoas a responderem um questionário online que ficou disponível no Blog,  em  grupos de WhatsApp, no Facebook e  no Instagram (@blocofilhasdamae).

O questionário esteve no ar durante quatro dias e contou com a participação de 55 pessoas. Chegaram respostas de 11 Estados (Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo).

Isso nos deixou deliciosamente surpreendidas. E agradecidas por ler respostas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. A participação foi majoritariamente feminina: 89% das respostas.

Entre as participantes do questionário, 69,9% são cuidadoras familiares, 11% são apoiadoras do Coletivo Filhas da Mãe e 9, 5% são ex-cuidadoras.

Ficamos contentes em saber que 47,2% das pessoas já participaram de alguma atividade do Coletivo, entre elas o  Projeto “Filhas da Mãe Contam Histórias” realizado em 2020 com participantes de 08 estados brasileiros.

Durante um mês, publicamos uma história por dia, entre relatos alegres, tristes ou desafiadores sobre o  cuidado familiar. Os participantes enviaram histórias de até 02 minutos  gravadas no celular entre setembro e outubro.  No questionário online, recebemos  sugestões para a segunda edição do Projeto  “Filhas da Mãe Contam Histórias, entre elas a proposta de escutar crianças e adolescentes em seu convívio com familiares com as demências.

Participantes, pincipalmente do Distrito Federal,  contaram que conhecem  o Bloco de Carnaval Filhas da Mãe, que saiu às ruas de Brasília em fevereiro de 2020. Em 2021, para compensar o cancelamento da maior festa de rua brasileira,  realizamos nosso III Sarau Virtual como uma homenagem: “Não tem Carnaval, mas tem Sarau Virtual” em fevereiro.

As 03 edições dos nossos Saraus Virtuais, com mais de 400 visualizações, o Projeto “Filhas da Mãe Contam Histórias”, assim como fotos e vídeos do  Bloco de Carnaval Filhas da Mãe estão disponíveis no nosso Canal do YouTube. Aproveite, de uma passada lá e se inscreva no Canal.

No  dia 22 de maio, das 16h30 às 18h30,  vamos realizar a IV Edição do Sarau Virtual de Música, Poesia, Prosa e Afeto do Coletivo Filhas da Mãe. O evento vai envolver 15 pessoas, entre convidados de diferentes regiões do país e do exterior.

Sobre o Blog Filhas da Mãe, que acaba de completar dois meses, 37% dos participantes preferem ler nossos textos 02 vezes na semana.  Outros 29% preferem que siga 03 vezes a semana e outros 29%, que seja reduzido para 01 vez na semana.

A partir desta semana, passaremos a publicar  o Blog 02 vezes na semana,  nas segundas e sextas-feiras, ofertando mais tempo entre as leituras. Ficamos muito felizes sobre os comentários quanto ao tamanho e qualidade dos textos.

Sobre a passagem do grupo do WhatsApp para a plataforma Telegram, 47,2% preferem manter as atividades no WhatsApp; 17% preferem mudar para o Telegram e 26,4% não têm opinião formada. Assim, sendo permaneceremos com o grupo no WhatsApp e vamos estudar sobre a possibilidade de replicar as informações no Telegram.

Recebemos  30 propostas de temas a serem tratados no Blog Coletivo Filhas da Mãe. Essas sugestões  se juntarão as que recebemos nos comentários do Blog e em nossas redes socais digitais.  Também  recebemos  sugestões para as  próximas atividades do Coletivo, a maioria a ser realizada no período pós-pandemia, através de encontros presenciais.

Como agradecimento pela participação no nosso primeiro questionário online, sorteamos duas camisetas do Coletivo  Filhas da Mãe levando em conta o  número de envio de cada questionário. A primeira camiseta foi para o questionário número 26: Leide, da cidade Bragança do Pará.  E a segunda camiseta sorteada  foi o questionário número 13:  Lane, de Brasília. DF. Faremos contato por telefone/email para envio das camisetas.

Até a próxima sexta-feira!

PS: Como vocês têm visto, publicamos no feminino. Segundo o IBGE,  96% da  atividade do cuidado no Brasil, independente de ser paga ou sem remuneração,  é feita por mulheres. A cada publicação procuramos  contribuir para a visibilidade das cuidadoras brasileiras.

Cosette Castro

Posts recentes

Em Busca de Acolhimento e Informações

Cosette Castro Brasília – Hoje o Blog é dedicado às pessoas que acabam de saber…

2 dias atrás

Os Porteiros e o Cuidado Indireto 2

Cosette Castro Brasília - O texto de hoje é uma homenagem às pessoas que trabalham…

6 dias atrás

Apesar das Comemorações, Nem Tudo São Flores

Cosette Castro Brasília – Esta foi uma semana especial. Começou no domingo, dia 05, com…

1 semana atrás

Quando as Férias São em Casa

Cosette Castro Brasília - Historicamente, entre as classes média e alta brasileira, janeiro é um…

2 semanas atrás

Ano Novo, Dona Carlinda e as Despedidas

Cosette Castro Brasília - O ano de 2025 começou com a despedida da Dona Carlinda…

2 semanas atrás

Por um 2025 Sem Violência

Cosette Castro Brasília - Estamos em tempos de final do ano, de renovar a esperança…

3 semanas atrás