Vice-presidente do PT-DF, Wilmar Lacerda. Vice-presidente do PT-DF, Wilmar Lacerda. Crédito: Redes Sociais/Divulgação

Wilmar Lacerda, do PT-DF: partido é, sem “nenhuma dúvida”, oposição a Ibaneis e Celina Leão

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF, Notícias

À Queima Roupa conversa com Wilmar Lacerda, vice-presidente do PT-DF

Por Ana Maria Campos

“Não há nenhuma dúvida sobre isso: o PT é oposição ao atual governo de Ibaneis e Celina Leão”

A executiva do PT-DF aprovou uma resolução em que defende mais investigações a respeito do papel do governador Ibaneis Rocha no 8 de janeiro. Mas o presidente da CPI na Câmara Legislativa, Chico Vigilante, que é do PT, avalia que a Câmara Legislativa não tem competência para investigar o governador. Como fica a posição do partido?

A posição do PT é esta que foi aprovada na Executiva. Queremos o aprofundamento das investigações sobre as atitudes do governador Ibaneis em relação ao ato de 8 de janeiro. A CPMI do Congresso Nacional juntou muitas informações que devem servir para a continuidade das investigações. A nota foi aprovada por consenso. O deputado Chico Vigilante é membro da executiva, na condição de líder, e deve seguir a orientação do nosso Partido, bem como toda Bancada Distrital e Federal.

Acha que é uma atribuição da Câmara Legislativa apurar mais a participação do governador no episódio? Ou seria uma prerrogativa da Polícia Federal e do Ministério Público?

A Polícia Federal e o Ministério Público devem dar seguimento às investigações. Mas, a CPI distrital não pode fechar os olhos para tudo que se tornou conhecido no Congresso Nacional. Deve, no mínimo, reafirmar que nada aconteceu no dia 8 sem que o governador soubesse.

Acredita que Ibaneis errou nesse episódio?

Não sou eu quem está dizendo. É o relatório aprovado na CPMI: o governador sabia desde alguns dias antes quais eram os riscos e as possibilidades de acontecer. Ele foi alertado sobre isso. É preciso ter uma apuração séria. Afinal, ficou muito claro: foi uma tentativa de golpe.

O PT-DF é oposição, tem independência em relação ao governo do DF ou aliado na Câmara Legislativa?

Não há nenhuma dúvida sobre isso: o PT é oposição ao atual governo de Ibaneis e Celina Leão. E assim deve ser a posição dos parlamentares petistas e de toda militância.