A viagem de um grupo de parlamentares à China virou alvo de duras críticas do filósofo Olavo de Carvalho, considerado um dos principais influenciadores do governo Jair Bolsonaro. O guru bolsonarista chamou os deputados federais de “caipiras” e “idiotas” e disse que os parlamentares estão “fazendo uma loucura”. Entre os que participam da viagem está o deputado federal eleito pelo DF Luís Miranda, do DEM, um dos organizadores da comitiva. Ele rebateu as críticas pelas redes sociais. “Os caipiras aqui têm muito a aprender com eles”, disse Luís Miranda.
A viagem foi articulada pelo parlamentar do DF com a Embaixada da China no Brasil e os custos foram inteiramente pagos pelos chineses. Integram a comitiva os deputados federais Loester Souza (PSL-MT), Alexandre Serfiotes (PSD-RJ), Carla Zambeli (PSL-SP), Felicio Laterca (PSL-RJ), Bibo Nunes (PSL-RS) e a senadora Soraya Thronicke (PSL-MT).
Em um vídeo postado em suas redes sociais, Olavo de Carvalho disse que os parlamentares “estão entregando o Brasil à China, ao poder chinês”. “Vocês são idiotas. Vocês têm ideia da extensão da tecnologia chinesa de controle comportamental? Vocês não estudaram nada disso”, disparou Olavo de Carvalho, fazendo menção à tecnologia de reconhecimento facial. “Vocês são um bando de caipira”, acrescentou o filósofo. “Eu sou o guru dessa porcaria? Não sou o guru de merda nenhuma”.
Luís Miranda rebateu as críticas. O empresário, que morava em Miami até as eleições, conta que faz negócios com os chineses há mais de 15 anos. “Após tanto tempo fui convidado para conhecer melhor a cultura do país, o sistema de governo, além da tecnologia empregada em vários setores da sociedade, principalmente na área de segurança pública. Isso nos ajudará a propor alternativas eficientes ao governo brasileiro”, explicou o deputado, em nota.
Nas redes sociais, Luís Miranda foi mais ácido nas respostas. “Brasil e China são parceiros de negócios há mais de 40 anos e, nos últimos 9 anos, foi a nossa maior importadora. A China comprou dos brasileiros mais de 65 bilhões, enquanto o Brasil comprou deles apenas R$ 35 bilhões. Também lançamos juntos quatro satélites, por onde trafegam os dados de todos os brasileiros”, argumentou. “Entre mitos e verdades, gurus ideológicos dizem que combatem a ideologia, mas só ficam na teoria. Já nós estamos preocupados com a economia”.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…