Por Ana Maria Campos – O velório da policial civil Valderia da Silva Barbosa causou comoção ontem por vários motivos: a barbaridade do crime, o fato de ser uma agente que trabalhava justamente na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), ser querida pelos colegas e familiares e também pela onda crescente de casos de feminicídio no Distrito Federal. Valderia é o 23° assassinato em função do gênero. Por isso, a Polícia Civil do Distrito Federal se uniu como uma família, políticas como a vice-governadora Celina Leão (PP) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estiveram na cerimônia e o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, também foi dar um abraço nos colegas da Polícia Civil e nos familiares. A deputada Doutora Jane (MDB) também esteve no Campo da Esperança, assim como o juiz Ben-Hur Viza, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, que tem atuação destacada no combate aos feminicídios. Com certeza, Val, como era chamada pelos amigos, vai se tornar símbolo dessa luta.
A deputada distrital Dayse Amarilio (PSB) e o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), participaram da reunião com o secretário de Planejamento, Ney Ferraz, para uma discussão sobre a viabilidade financeira do ajuste da GIC (Gratificação de Incentivo a Carreira da Assistência à Educação). Dayse pediu prioridade para atendimento da demanda e o secretário, segundo ela, concordou que a GIC é a prioridade da sua pasta.
Pela segunda vez na história, o carro que foi de Juscelino Kubitschek será reformado pelo Exército. O Ford Galaxie 500 foi retirado ontem do aquário que ocupa, no estacionamento do Memorial JK. O veículo, fabricado em 1974, era usado pelo ex-presidente nas viagens para a Fazendinha, em Luziânia (GO). Quem entregou as chaves do carro foi o vice-presidente do museu, o empresário Paulo Octávio. A primeira restauração do Galaxie feita pelo 16° Batalhão Logístico do Exército ocorreu em 2010. O veículo teve todas as peças restauradas, pois estava com motor, chassi e carroceria bastante danificados. Em suas viagens no veículo, JK deixava o volante para os primos Carlos Murilo e Ildeu de Oliveira e preferia descansar no banco traseiro. Após sua morte, dona Sarah Kubitschek manteve o Galaxie por alguns anos, mas o negociou quando vendeu a Fazendinha. O veículo retornou à família, após integrantes da maçonaria o localizarem. Depois da primeira restauração, o Galaxie foi doado ao Memorial JK, em 1981.
Mais uma oportunidade de homenagear a nossa querida Dad Squarisi. Nesta quarta-feira, será celebrada a Missa de Sétimo Dia em homenagem a nossa professora, editora de Opinião do Correio, amiga e exemplo de conquistas e superações. Será na Paróquia Nossa Senhora do Lago, na QI 3 do Lago Norte, às 19h.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…