3F388A7E-DEBB-439C-BD2F-BF245870D75F

União Brasil e Republicanos se unem para apoiar Ibaneis, lançar Damares e excluir Reguffe

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Eleições

ANA MARIA CAMPOS

O presidentes regionais do Republicanos, Wanderley Tavares, e do União Brasil, Manoel Arruda, anunciaram juntos nesta manhã (05) uma aliança em torno da eleição da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves ao Senado e da reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB). O senador José Antônio Reguffe (União) está fora da disputa eleitoral.

 

Republicanos e União Brasil vão lançar Damares ao Senado em chapa pura. Não estarão formalmente na chapa de Ibaneis, explicou Manoel Arruda. Mas, segundo Tavares, vão apoiar a reeleição de Ibaneis, como aprovou a executiva regional do partido.

 

É que a coligação de Ibaneis já tem candidata ao Senado, a deputada federal Flávia Arruda (PL). Como a frente de partidos não pode, segundo a legislação eleitoral, lançar duas candidaturas ao Senado, o Republicanos e o União Brasil formarão uma chapa avulsa.

 

Com o anúncio, a candidatura do senador José Antônio Reguffe foi enterrada. O político que foi campeão de votos nas últimas duas eleições que disputou não será candidato.

 

Na coletiva desta manhã, Manoel Arruda disse que Reguffe não quis ser candidato e não se lançou na convenção do partido na noite de ontem (04).

 

Mas, como o Correio revelou na edição de ontem, a negociação entre Ibaneis e Manoel Arruda já estava encaminhada desde quarta-feira (03). Foi intermediada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que amarrou a negociação com o presidente Jair Bolsonaro e com o governador Ibaneis Rocha.

 

Reguffe reclamou ontem, antes e depois da convenção, de que estava sendo descumprido um compromisso do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, feito no momento em que aceitou se filiar: o de que Reguffe teria autonomia para escolher a chapa, os aliados para coligação e conduzir a própria campanha.

 

Ontem Manoel Arruda chegou a lançar a candidatura de Reguffe. Mas o acordo com o principal adversário, Ibaneis Rocha, estava em andamento.