Derrota para a Polícia Civil
A secretária Márcia de Alencar conversou com os demais integrantes das forças de segurança sobre a mudança que pretendia implementar na inteligência. Disse que queria ampliar a interlocução com o governo federal para conter confrontos nas manifestações na Esplanada dos Ministérios, principalmente agora que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pode deflagrar uma guerra entre manifestantes. A Casa Militar, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram ouvidos, além do diretor da Polícia Civil. Houve reação, um temor de que a troca representasse uma nova crise. Até a noite de ontem, o governador Rodrigo Rollemberg vacilava sobre a nomeação. Rodrigo Rollemberg queria evitar conflitos com delegados da Civil. Mas assinou o ato depois de um despacho com a secretária.
Prerrogativa da secretária
O diretor da Polícia Civil, Eric Seba (foto), foi consultado ontem por Rollemberg sobre a troca na inteligência da Secretaria de Segurança. Seba respondeu que o cargo era estratégico para a Polícia Civil e seria prudente que permanecesse sob o comando de um delegado do DF. Mas disse que entenderia uma decisão da secretária de Segurança Pública. Márcia de Alencar, segundo ressaltou, tem a prerrogativa de escolher a sua equipe.
Reação entre delegados
Entre delegados da Polícia Civil, a reação foi pior. Desde a semana passada, circulava a informação sobre a troca na inteligência da Secretaria de Segurança. O comentário era de que até mesmo o delegado da Polícia Federal Sandro Avelar manteve um representante da Polícia Civil na inteligência, quando exerceu o cargo de secretário de Segurança Pública no governo Agnelo Queiroz.
Personagem na prisão de Arruda
O novo subsecretário de Inteligência, delegado Elmiz Antônio Rocha Júnior estudou no Colégio Militar de Brasília e foi policial militar antes de ingressar na carreira da Polícia Federal. Os amigos o descrevem como uma pessoa tranquila, de fácil relacionamento. No seu currículo, ostenta ter sido quem cumpriu o mandado de prisão do então governador José Roberto Arruda, em fevereiro de 2010, no auge da Operação Caixa de Pandora. Conheceu Márcia de Alencar quando a hoje secretária de Segurança trabalhou no Ministério da Justiça.
Conceituado
O delegado Josué Ribeiro da Silva, que deixa o cargo de subsecretário de Inteligência, deve assumir uma função na assessoria do diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba. Ele é considerado por colegas, integrantes do Ministério Público e pela comunidade de inteligência um profissional competente e comprometido. O próprio governador Rodrigo Rollemberg conversou com ele sobre a decisão de Márcia de Alencar.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…