Sergio Moro
Sergio Moro Ed Alves/CB/D.A Press Sergio Moro

Título de cidadão honorário de Brasília a Moro não avança na Câmara Legislativa

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A Câmara Legislativa já rejeitou no passado a concessão do título de cidadão honorário de Brasília a Pelé. Motivo: ele se recusou a registrar uma filha. Foi em 1997. Um outro projeto de resolução pode ter o mesmo desfecho. A proposta da honraria ao ex-ministro Sergio Moro, de autoria do deputado Delmasso (Republicanos), está parada desde 2017. Petistas, defensores do Lula e bolsonaristas não querem nem pensar em aprovar a homenagem.

Nota Legal Solidária

A Câmara Legislativa aprovou a criação do programa Nota Legal Solidária. O objetivo é permitir a cessão dos créditos fiscais para entidades beneficentes sem fins lucrativos do DF. A proposta dos deputados Professor Reginaldo Veras (PDT) e Rafael Prudente (MDB) segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Segundo o texto, as instituições poderão ser de diversas áreas, como assistência social, saúde, educação, cultura e proteção animal.

Praça Marielle

Polêmica à vista. Está na pauta da Câmara Legislativa desta semana a avaliação sobre o veto do governador Ibaneis Rocha ao projeto que dá o nome de Marielle Franco à praça em frente à Galeria dos Estados.

Preferência

O Hospital DF Star é o escolhido pela maioria dos políticos que confirmam diagnóstico de covid-19, como o governador Ibaneis Rocha, o vice Paco Britto, o deputado Eduardo Pedrosa e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

70 mil pacientes com covid
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) atendeu, ao longo dos sete meses de pandemia, 70.542 pacientes. Desse total, 99,38% foram pessoas com suspeita ou confirmadas com a covid-19.

Em campanha

No meio político, o comentário é que o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) entrou em campanha para 2022.

Dois de novembro em pandemia

O Dia de Finados amanhã será mais triste para as famílias de 3.676 pessoas que perderam a vida na pandemia. Outras 202.935 que se recuperaram precisam agradecer.

Em duas semanas, Centrão

Em duas semanas de mandato, Luzia de Paula (PSB) não teve tempo de dizer a que veio. Nenhum projeto. Nenhuma votação decisiva. Na apreciação do novo Refis, nesta semana, José Gomes já está de volta. Luzia só teve tempo de entrar no bloco do Centrão. Agora é esperar por um desfecho próximo na Justiça.

Mandou bem

O Conselho Federal de Medicina criou um portal para homenagear os profissionais que morreram de covid-19, salvando vidas.

Mandou mal

O presidente Jair Bolsonaro fez uma piada em tom homofóbico dizendo que viraria “boiola igual maranhense” por tomar guaraná rosa.

Enquanto isso… Na sala de Justiça

A posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Hector Valverde Santana, será nesta sexta-feira, às 17h, pelo YouTube. Nada de aglomerações.

A pergunta que não quer calar

A pandemia na Europa hoje é o Brasil em 2021?

Só papos

“Inaceitável que agentes estatais ordenem, como protocolo geral, a retirada das roupas íntimas dos visitantes para inspeção de suas cavidades corporais”

Edson Fachin, ministro do STF

“Aonde chegaremos desse jeito? Em que país do mundo ministros da Suprema Corte preocupam-se tanto em ferrar a população e em facilitar a vida de bandidos?”

Bia Kicis (PSL-DF), deputada federal