Previdência
Câmara legislativa Minervino Júnior/CB/D.A Press placa da Câmara legislativa

Refis entra na pauta da sessão extraordinária da Câmara Legislativa

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), convocou os distritais para uma sessão extraordinária, na próxima semana, com o propósito de apreciar o projeto do novo Refis. A proposta vai a votação, se tiver maioria para aprovação, em sessão virtual. O novo refinanciamento de dívidas, que inclui o abatimento do valor principal pendente de pagamento, além dos juros e correção monetária, é a grande aposta do governo Ibaneis para aumentar o caixa e aplicar mais dinheiro em investimentos.

Impacto

Dois meses depois de se recuperar da covid-19, o deputado Eduardo Pedrosa (PTC) teve uma complicação. Ele está internado com tireoidite aguda bacteriana, uma consequência do impacto no organismo da contaminação anterior pelo novo coronavírus. Mas está bem, segundo a assessoria do deputado.

Mais mulheres com covid

O número de mulheres contaminadas no DF por covid-19 superou o de homens. Elas somam 114.883 casos, ou seja 54,2%. Eles são 97.257, representando 45,8%. Mas há mais mortes de pessoas do sexo masculino. São 2.135, o que equivale a 58,2%. Houve 1.535 mortes de mulheres. Pouco mais de 40%, segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde da última quinta-feira.

Policiais ciclistas

Quem se diverte ou treina no Parque da Cidade Sarah Kubitschek deve ter percebido a novidade: policiais militares trocaram o uniforme e o coturno por tênis e bermudas. De bike, fazem a segurança dos frequentadores nos fins de semana e feriados. Em duplas ou em trios, os policiais ciclistas fazem o patrulhamento de toda a extensão do parque, que possui 420 hectares, com armas e algemas presas no cinturão. Uma boa pedida é fiscalizar o uso de máscaras. Muita gente acha que o apetrecho no queixo é suficiente para não contaminar ou ser contaminado.

Paridade no passado

O ex-diretor geral da Polícia Civil Eric Seba entrou no debate sobre a proposta de paridade dos salários da Polícia Civil com a Polícia Federal feita pelo governo Rollemberg. “A proposta para os policiais civis foi feita formalmente, na presença de uma desembargadora, de promotores do MPDFT, de representantes do GDF e dos sindicatos. Como disse o delegado Rafael Sampaio, a proposta foi rejeitada. Posteriormente, a proposta foi retirada da mesa de negociação, porque não tinha mais cabimento mantê-la já que rejeitada pela categoria.” E acrescentou: “Poderíamos estar agora com a paridade”.

 

A pergunta que não quer calar….

Quais são os maiores fantasmas de 2020?

 

Apoio de colegas

Comentário no Twitter do procurador Júlio Marcelo Oliveira, que atua no Ministério Público junto ao TCU: “Desde o início da pandemia, o trabalho da Procuradora de Contas junto ao TCDF Cláudia Fernanda tem sido exemplar. Pena que o TCDF arquivou suas representações sem cumprir seu papel de investigar. A Operação Falso Negativo mostrou que ela estava certa”.

 

Para amenizar a crise

Em oito meses, o Supera-DF, programa criado pelo BRB para amenizar a crise provocada pela pandemia entre pessoas físicas e jurídicas, movimentou R$ 4 bilhões.

 

Só papos

“Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro. Fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais: o Guaraná Jesus. E o mais grave: usou dinheiro público para propaganda política”

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão

“Agora eu virei boiola igual maranhense, é isso? Olha o guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, ó. Quem toma esse guaraná vira maranhense”

Jair Bolsonaro, presidente, na quinta-feira, durante evento em Imperatriz (MA)