Celina Leão secretária de Esportes do DF
Celina Leão secretária de Esportes do DF Mariane Silva/Esp. CB/D.A Press Celina Leão secretária de Esportes do DF

“Temos garantido o retorno das práticas esportivas com segurança”, diz secretária de Esportes do DF

Publicado em Eixo Capital, Entrevistas
À QUEIMA-ROUPA

Deputada Celina Leão (PP-DF), secretária de Esportes do DF

Que medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança no esporte?
As medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança no esporte são várias. Cada modalidade tem um protocolo diferente, Então, temos que seguir os protocolos de cada atividade, conforme têm sido liberados. Temos garantido o retorno das práticas esportivas com segurança.

Dá para praticar esportes coletivos em meio à pandemia?
Não só dá, como a gente deve praticar esportes. É o que vai garantir a nossa saúde e imunidade para que a gente possa enfrentar esse momento tão difícil na vida de todos nós. A gente inclusive tem incentivado as pessoas que nunca fizeram esportes a praticar, seja nos nossos parques ou nas nossas praças que estamos formando também. Queremos que as pessoas busquem uma atividade esportiva.

No futebol, times quase inteiros estão contaminados. Você é favorável à suspensão do campeonato brasileiro?
A questão da contaminação nos times de futebol é uma pauta muito delicada. Eu não posso falar de fora se está havendo fiscalização ou não. Mas acho que quando a gente tem uma fiscalização mais acirrada, um acompanhamento mais presente, como foi aqui no Governo do Distrito Federal — a gente está muito presente, acompanhando, fiscalizando — o risco de termos um problema no campeonato brasileiro é menor. Sou favorável à retomada de todos os eventos esportivos, sem público e com protocolo.

Você assumiu o cargo de secretária de Esportes num momento crítico. O que já foi possível fazer em dois meses?
Acho que o grande desafio que aceitei ao assumir a Secretaria de Esportes nesse momento foi esse: retomar as atividades esportivas. E nós fizemos muita coisa em dois meses: reabrimos todos os parque do Distrito Federal, ampliamos os espaços coletivos, como a W3 que a gente abriu como rua do lazer, reabrimos o Eixão, temos uma rua do lazer em cada cidade. Vamos cumprir um cronograma para que todas as cidades tenham uma rua de lazer, reabrimos as academias com um protocolo rígido de segurança, reabrimos o Futebol Candango, sempre com protocolo de segurança e vamos lançar vários programas de esporte. Conseguimos um patrocínio grande para o futebol no DF, futebol masculino, feminino, amador e profissional, conseguimos também um patrocínio do BRB para um chamamento para que professores de edição física deem aulas nos espaços públicos. Isso é só o começo do que queremos fazer. Reformamos varios espaços desportivos e começamos também a reforma do Parque da Cidade. E tem muita coisa boa ainda para acontecer.

A covid provocará impacto grande no esporte, a começar pelas Olimpíadas que foram adiadas. Qual é a consequência da pandemia na atividade esportiva?
Foi muito grave. Todo mundo parou e a gente está retomando tudo com muita cautela, com muita segurança, mas a sensação que eu tenho é que as pessoas que já gostavam do esporte querem ter mais atividade física e quem gostava de acompanhar continua querendo acompanhar, mesmo que seja assistindo ao seu time favorito, seu esporte favorito. Foi um setor muito impactado, mas vai reacender com força total.

Temos visto que muita gente passou a praticar corridas e ciclismo como válvula de escape da pandemia. Como prevenir acidentes nas vias do DF?
As corridas e o ciclismo são uma prática muito comum no DF. Nossa cidade é um celeiro de atletas. O que temos feito é mapeado essas ciclovias. A gente vai reformar, mapear e sinalizar para criar mais ambientes para que as pessoas possam executar essas atividades. Acredito que assim poderemos reduzir o risco.

Pretende ficar até o fim do governo?
Meu compromisso com o governador Ibaneis foi adotar um planejamento de esporte, deixar pronto para executar e voltar para a Camara Federal. Isso tudo vai depender da nossa conversa, da execução de tudo que estamos fazendo e da percepção das pessoas que confiaram na nossa eleição.

Quais são seus planos?
Os planos são de disputar a reeleição para deputada federal. Estamos trabalhando para isso. Estou na presidência do PP e a gente quer eleger dois deputados federais e no mínimo três distritais. Essa hoje é a nossa meta e do nosso partido no DF.