777878-30214362 Divulgação

Teatro de Arena do Guará pode continuar de uso público; mudança está em análise no TCDF

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF

Por Ana Maria Campos — O Tribunal de Contas do DF pediu estudos à Secretaria de Projetos Especiais sobre a exclusão do Teatro de Arena e do Centro de Convivência do Idoso da proposta de concessão do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará – Cave. O conselheiro Manoel de Andrade, relator do processo, avalia que a parceira com a iniciativa privada pode provocar grande impacto para a população local, em especial, a limitação de uso que haverá para os mais carentes. Várias manifestações nesse sentido chegaram ao TCDF, a mais recente em representação da deputada Dayse Amarilio (PSB). A decisão do relator foi acompanhada por unanimidade no plenário do TCDF.

—————–

MPDFT e Secretaria de Saúde lançam ferramenta para controle e acompanhamento do SUS

Com uma população de pouco mais de 3 milhões de habitantes, o DF tem hoje mais de 857 mil solicitações em lista de espera pelo SUS. Para permitir o acesso de forma facilitada e precisa aos requerimentos dos pacientes para exames e procedimentos, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Saúde apresenta a ferramenta Acompanhamento SUS, serviço inédito que permite ao usuário, por exemplo, consultar o seu lugar na fila de espera para exames e procedimentos. O lançamento será nesta tarde na sede do MPDFT.

Avanço

O procurador-geral de justiça, Georges Seigneur, acredita que a ferramenta Acompanhamento SUS é uma iniciativa que representa mais um passo no aperfeiçoamento dos serviços. “Trata-se de uma iniciativa que reúne órgãos do poder público local num esforço de imprimir transparência e efetividade na prestação de serviços de saúde no DF”, destaca. “Esse é um grande avanço, nenhuma outra unidade da federação possui plataforma de dados públicos semelhante”, ressalta o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo.

—————–

Acordo do bem

O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai inaugurar hoje o Centro de Educação da Primeira Infância Sarah Kubitschek no Sol Nascente. A segunda creche da cidade, uma obra de R$ 8,5 milhões, foi custeada pelo empresário Paulo Octávio graças a um acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), como contrapartida pela construção do Shopping JK. A creche foi construída em um lote de 4.855,18 m². A área total construída é de 1.640,27 m². Para a recreação dos pequenos foram reservados 483 m². Serão dez salas de aula, para 188 crianças de 0 a 6 anos por turno. A creche terá um diferencial extra. A obra de arte é do artista local Wilson Romão, o “Painel Catetinho”, com azulejos.

—————–

Maratona do Correio no calendário de 21 de abril

Foi lido em plenário para início da tramitação o projeto de lei que institui o Dia da Maratona do Correio Braziliense como 21 de abril, e inclui a atividade esportiva no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. “Inquestionável é que a Maratona Brasília é um grande evento na capital federal, programada sempre para ocorrer no dia 21 de abril de cada ano, representando um marco significativo no calendário não só esportivo, mas também turístico do Distrito Federal”, afirma o deputado distrital Fábio Félix (PSol), autor do projeto.