Primeiro governador a impor medidas duras de restrição contra o coronavírus, Ibaneis Rocha (MDB) recebe pressão de todos os lados para flexibilizar de vez as regras no DF. Setor produtivo, templos religiosos e a presidência da República compõem o grupo que pede ao emedebista a liberação de atividades. Na visão do Planalto, Brasília pode ser exemplo e incentivar o resto do país a deixar o distanciamento mais severo, como apregoa Bolsonaro.
Ibaneis dá sinais de que, ao menos em alguns pontos, vai ceder, mas há riscos. Se der certo, ganha força política com a presidência (e o DF depende muito da União) e com empresários. Se der errado, a crítica vai ser grande. A aposta do governador se baseia na análise dos técnicos do governo que acreditam que a posição do GDF até aqui conseguiu frear a contaminação a tempo de estruturar o sistema de saúde e na testagem em massa.
Nos últimos dias, ficou evidente a reaproximação de Ibaneis com o presidente Jair Bolsonaro. O governador chegou a criticar o chefe do Planalto no início da crise, mas, depois, amenizou o discurso e a reconciliação foi se construindo. A fala de Bolsonaro no encontro de segunda teve tom de pedido de ajuda e Ibaneis, pela primeira vez, falou mais do que ouviu.
Está em tramitação na Câmara Legislativa um projeto de lei para permitir e regulamentar a análise de dados digitais de geolocalização para apoiar medidas de combate ao coronavírus. A proposta é da distrital Júlia Lucy (Novo). Na proposição, ela defende que os recursos possam ser usados apenas durante a pandemia, “sob pena de criar-se um regime autoritário”, e que o acesso aos dados seja agrupado sem identificação pessoal. “A privacidade inserida nesse modelo é de suma importância para que seja preservado o sigilo, o respeito, a vontade, o livre consentimento e ainda a confidencialidade dos dados dos indivíduos”, justifica.
Um grupo de ex-conselheiros de Cultura do Distrito Federal elaborou um documento para pedir apoio do Executivo e do Legislativo. O setor foi atingido drasticamente pela pandemia do novo coronavírus, que motivou a proibição de shows e espetáculos. Entre as medidas sugeridas por eles está o aumento do recurso do edital emergencial Conecta Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o pagamento urgente de recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Um dia depois de estar no Palácio do Planalto, o governador Ibaneis Rocha (MDB) aproveitou o início dos testes em massa no DF, ontem, para fazer mais um exame que detecta a Covid-19. Deu negativo. Será que a visita ao staff do presidente, em que houve registro de diversos casos de contaminação, deixou o emedebista preocupado?
Levantamento do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) mostra que medidas contra o coronavírus estão dominando a pauta da Câmara dos Deputados. O estudo indica que 293 proposições sobre o tema foram apresentadas pelos parlamentares até 31 de março. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi a sigla que mais apresentou projetos (55), seguido por DEM (31) e PSB (26).
Circulou muito pelo WhatsApp, ontem, um conjunto de figurinhas homenageando a cidade em meio às comemorações virtuais do aniversário da capital. As montagens faziam referência a pontos e costumes de Brasília, mas sem deixar de criticar. Uma das imagens trazia uma foto do Teatro Nacional com a legenda “Tô esquecido demais hoje”. A autoria, em tempos digitais, é um mistério.
“Eu não sou coveiro, tá?”
Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República ao ser questionado sobre número de mortes causadas pelo novo coronavírus
“Respeite os coveiros que estão arriscando a saúde para cumprir sua missão. Jair Bolsonaro, você é genocida!”
Erika Kokay (PT-DF), deputada federal
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…