ANA MARIA CAMPOS
O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai recriar nesta terça-feira (11) a Secretaria de Desenvolvimento do Entorno. O objetivo é impulsionar uma área estratégica ao redor do Distrito Federal e ampliar a base do governo, com a nomeação do presidente regional do Podemos, Cristian Viana.
A indicação passou por um acordo chancelado pela presidente nacional do partido, deputada federal Renata Abreu (SP), com Ibaneis e a vice-governadora Celina Leão (PP).
Cristian é advogado de carreira do GDF lotado na vice-governadoria e está cedido para atuar na liderança do Podemos no Senado. Agora ele retornará ao GDF como secretário. “Nunca buscamos cargos. Nossa intenção é ajudar com políticas públicas”, afirma Cristian.
O Podemos tem como foco eleger deputados federais em 2026. Hoje o partido é o oitavo em tempo de televisão e fundo partidário. O objetivo é manter e, se possível, ampliar esse espaço.
Em 2022, a legenda — que incorporou o PHS e o PSC — não elegeu nenhum integrante na Câmara Legislativa, tampouco no Congresso pelo Distrito Federal. A aposta do partido era o então senador José Antônio Reguffe, mas ele deixou a legenda três anos antes da eleição e depois se filiou ao União Brasil, mas não concorreu a nenhum cargo público.