BB0D6E45-FE25-4F10-A4AB-F5D9E81D9D49

Arranjos eleitorais

Publicado em CB.Poder

Eixo Capital, publicada por Ana Maria Campos

O ingresso do Podemos no governo Ibaneis Rocha (MDB) significa mais tempo de televisão e recursos do fundo partidário para a campanha de 2026. O presidente regional do partido, Cristian Viana, assume hoje a Secretaria de Desenvolvimento do Entorno, com o foco de trabalhar para fortalecer a legenda. O objetivo é eleger pelo menos um ou uma representante na Câmara dos Deputados. O partido não tem pretensões de lançar candidatura majoritária em 2026 e deve apoiar o projeto de eleição de Celina Leão (PP) ao Palácio do Buriti e de Ibaneis ao Senado.

De olho na bancada
O Podemos busca nomes para concorrer à Câmara dos Deputados. Essa é a meta da presidente nacional da legenda, deputada federal Renata Abreu (SP). Ela deve participar hoje da cerimônia de recriação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e posse do advogado Cristian Viana no cargo. Ele é presidente do Podemos no DF.

Convite
Cristian Viana conversou na semana passada com o ex-senador José Antônio Reguffe com o convite de que ele retornasse ao Podemos. Durante o mandato, Reguffe esteve, por um período, filiado à legenda. Desde 2022, Reguffe estava sem vinculação partidária, mas ingressou recentemente no Solidariedade.

Sondagem
O Podemos mira também o ex-governador e ex-deputado federal Rogério Rosso. Ele também está sem partido e com mandato na diretoria da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Mas a proposta não avançou.

Distrital quer suspender decreto que cria comitê gestor da saúde
O deputado distrital Gabriel Magno (PT) protocolou Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para tentar anular o ato do governador Ibaneis Rocha de criação do Comitê Gestor de Saúde do DF. Na justificativa do projeto, o distrital argumenta que a medida fere a legislação vigente, além de comprometer a transparência e a gestão unificada da Saúde. Gabriel Magno pretende se reunir com representantes do Ministério Público e do Conselho de Saúde para estudar medidas judiciais que possam impedir a transferência da gestão da Saúde do DF. O decreto de Ibaneis estabelece um novo Comitê Gestor de Saúde, vinculado à Secretaria de Estado de Economia, e não à Secretaria de Estado de Saúde. Na Câmara Legislativa, no entanto, o projeto do deputado petista não deve prosperar porque a base governista é maioria.

Marivaldo troca o PSol pelo PT
Secretário Nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marivaldo de Castro Pereira deixou o PSol, partido pelo qual disputou as últimas duas eleições, e ingressou no PT. Ele afirma que não teve nenhum problema com a antiga legenda, mas decidiu “buscar outros rumos”. A filiação ocorreu, na Aruc, em meio à festa de aniversário de 45 anos do PT, no último sábado.

Qualquer posição
No PT, Marivaldo Pereira ainda não decidiu qual cargo disputará em 2026. “Estou à disposição para ajudar em qualquer posição”, disse. “Chego muito animado para ajudar a construir o partido e para enfrentar a extrema direita e o desmonte da saúde, da educação e da assistência social aqui no DF”, acrescentou.

Sessão de poesias
Além de especialista em direito, o corregedor da Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF), desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, é um poeta. Hoje é a noite de autógrafos do lançamento de seu livro “A força do amor em poesias”. Será no restaurante Gran Bier, no Pontão do Lago Sul, a partir das 18h30.