Secretaria de Saúde do DF dobra o número de pregões eletrônicos em 2020

Compartilhe
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A Secretaria de Saúde (SES) dobrou o número de pregões eletrônicos neste ano em relação à 2019. De janeiro até ontem, 502 processos de compras foram publicados pela pasta, com a possibilidade de o número aumentar ainda mais até dezembro. A título de comparação, no ano passado inteiro, a SES abriu 259 pregões eletrônicos.

São dois principais motivos, segundo a secretaria. O principal, obviamente, foi a pandemia do novo coronavírus, que exigiu a aquisição de mais medicamentos, materiais médico-hospitalares e insumos — desde testes para detectar a covid-19 a equipamentos de proteção individual (EPIs) para servidores que atuam na linha de frente contra a doença. Além disso, houve uma mudança nos procedimentos internos que aceleraram os contratos.

Disputa no Judiciário fluminense

Em meio a décadas de denúncias de corrupção em todas as esferas de Poder, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro passa por uma disputa na próxima segunda-feira para o comando da Corte. Dois desembargadores estão no páreo e são mais do que adversários num pleito pela Presidência do Judiciário fluminense.

O atual corregedor-geral, desembargador Bernardo Garcez, concorre ao posto. Considerado rigoroso, ele tem tentado passar um pente-fino nas varas empresariais, com investigações sobre a conduta de juízes e administradores judiciais, responsáveis pelas empresas em falência ou corcordatas. Do outro lado, está o desembargador Henrique Figueiras, crítico do trabalho do colega.

Reclamação disciplinar

A suspeita da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça é de que há fraudes na fiscalização do destino do patrimônio de empresas em dívida. Esta postura tem desagradado juízes que consideram a conduta de Garcez exagerada. Uma queixa contra o corregedor já tramita no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e caiu nas mãos do conselheiro Henrique Ávila, sócio licenciado do escritório de Sérgio Bermudes, o famoso advogado de grandes causas, um dos mais prestigiados do Rio, onde trabalha a mulher do ministro Gilmar Mendes, Guiomar Mendes.

Um dos casos sob investigação na Corregedoria foi suspenso por decisão de Ávila, que apontou abusos. O presidente do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, também oriundo do Rio de Janeiro, instaurou uma reclamação disciplinar para apurar acusações de que o corregedor-geral de Justiça do Rio, Bernardo Garcez, está perseguindo um juiz e um administrador judicial.

Denúncia contra 01 na pauta

Entre os processos rumorosos que devem ser julgados na próxima administração no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está a denúncia do Ministério Público estadual (MPRJ) sobre o caso das rachadinhas do gabinete de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que ocorreram enquanto ele era deputado estadual.

Por isso, uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o corregedor-geral da Justiça do Rio, Bernardo Garcez, na semana passada, despertou controvérsias. O TJ do Rio justificou o encontro como uma questão administrativa.

A pergunta que não quer calar….

Como estaria o Distrito Federal se o ex-deputado Jofran Frejat tivesse concorrido e ganhado as eleições em 2018?

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • CB.Poder

Justiça volta a negar liberdade a Pedro Turra

ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…

10 horas atrás
  • CB.Poder

A pedido da oposição, STJ abre procedimento para apurar envolvimento de Ibaneis nas tratativas com o Master

ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…

14 horas atrás
  • CB.Poder

GDF não envia representante para sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa

ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Briga que deixou adolescente em coma lembra confrontos de MMA, aponta desembargador

ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…

2 dias atrás
  • CB.Poder

TCDF autoriza auditoria no BRB e no Iprev-DF

Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Gustavo Rocha deve representar o GDF na abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…

2 dias atrás