OAB Roberto Freitas
OAB Roberto Freitas Divulgação/OAB OAB Roberto Freitas

Advogado Roberto Freitas será nomeado por Temer para vaga de desembargador do TJDFT

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O advogado Roberto Freitas foi escolhido pelo presidente Michel Temer para se tornar desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), na vaga do quinto constitucional destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF).

Ele foi o segundo colocado na lista eleita pelo Pleno do TJDFT. A escolha ocorreu em dezembro de 2016, mas foi suspensa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por questionamentos quanto à composição do quórum e depois liberada.

Roberto Freitas é advogado há 23 anos. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Santos/SP, é mestre em Direito pela Universidade de São Paulo – USP. Fez doutorado em Direito na USP e pós-doutorado na Universidade de Wisconsin, EUA (2006).

Na fase política da seleção, ele reuniu vários apoios. Freitas ficou em sexto lugar na eleição interna realizada pela OAB-DF entre integrantes da classe.

Na lista tríplice submetida ao presidente Michel Temer, também figuravam as advogadas Eliene Ferreira Bastos e Caroline Lisboa, em primeiro e terceiro lugares, respectivamente.

A nomeação de Roberto Freitas deve ser publicada na edição desta quinta-feira (20/04) do Diário Oficial da União (DOU).

O presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, disse que a escolha de Temer foi muito boa. “Homem preparado, com conteúdo teórico irretocável e aprovado em todas as etapas do processo, desde a escolha pela consulta pública da advocacia do DF” afirmou. “Desejo êxito e uma brilhante representação do quinto constitucional da OAB, como respeito às prerrogativas e anseios da advocacia”, acrescentou Costa Couto, ao blog CB.Poder.