Renata Amaral decide apoiar Paulo Maurício na disputa pela OAB-DF

Compartilhe

Por Ana Maria Campos — A advogada Renata Amaral anunciou apoio à candidatura do secretário-geral da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, à presidência da entidade. A eleição será em novembro. Renata foi candidata há três anos, mas desta vez decidiu abraçar outro projeto. Conhecido como Poli, Paulo Maurício é o candidato da situação, tendo ao seu lado o atual presidente da OAB-DF, Delio Lins e Silva Júnior. O principal adversário agora é o criminalista Cleber Lopes, que tem recebido apoios de vários escritórios de advocacia.

——

Conselho Federal

Na composição com Paulo Maurício Siqueira, ficou definido que a advogada Renata Amaral vai concorrer ao Conselho Federal da OAB.

——

Primeiro ano

O ministro Cristiano Zanin completou seu primeiro ano no Supremo Tribunal Federal (STF). Natural de Piracicaba (SP) e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi advogado, Zanin assumiu a vaga deixada com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. Entre os processos importantes julgados no primeiro ano, o ministro relatou ações contra a restrição do acesso de mulheres aos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em vários estados e no Distrito Federal. Ele destacou a invalidade de regras que limitam a participação de mulheres em concursos públicos para as forças de segurança.

——

Homenagem

O deputado Jorge Vianna (PSD) apresentou a proposta de concessão do título de cidadã honorária para a empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza. “É inegável o impacto positivo que esta cidadã teve não apenas no cenário empresarial brasileiro, mas também na vida de milhares de pessoas ao redor do país, especialmente no Distrito Federal”, justifica o distrital.

——

R$ 1 bilhão de arrecadação

Segundo Relatório de Execução Orçamentária do mês de junho, a arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) ultrapassou R$ 1 bilhão. Um crescimento real de 11,9% em relação a junho de 2023. “Nos dá segurança de seguir com a expansão dos programas sociais, como os restaurantes comunitários, que têm um alto impacto nas contas públicas, mas são primordiais para o desenvolvimento da cidade”, avalia o secretário de Economia, Ney Ferraz.

——

Defensoria pública para defesa da mulher na Câmara Legislativa

A Câmara Legislativa discute com a Defensoria Pública do DF a implementação de um Núcleo Específico de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres na Casa. Segundo a Procuradora Especial da Mulher da CLDF, deputada Dayse Amarilio (PSB), a medida será essencial para fortalecer os serviços de apoio e proteção às mulheres do Distrito Federal. “O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres na CLDF será um marco para o Distrito Federal, pois além de celeridade, dará humanização e acolherá as mulheres que buscam esse atendimento”, disse Dayse Amarilio. O espaço vai funcionar na sede da Câmara Legislativa.

——

Ataques ao presidente do BC

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) entrou na onda das críticas dos petistas ao presidente do Banco Central e à política de juros no país: “O sabotador da República tem nome e anda de mãos dadas com a extrema-direita. Roberto Campos Neto é o principal responsável pelos altos juros praticados pelo Banco Central. Privilegia o sistema financeiro especulativo para beneficiar alguns. Esse é o mal do Campos Neto. Pior para a indústria e o comércio, muito pior para a população”.

——

Ibaneis celebra prata de Caio Bonfim

O Governo do Distrito Federal celebrou a medalha de prata de Caio Bonfim. O atleta brasiliense é um dos atendidos pelo programa Bolsa Atleta. O governador Ibaneis Rocha (MDB) se manifestou: “Fico muito feliz em começar o dia com a notícia da medalha de prata do nosso campeão Caio Bonfim nas Olimpíadas de Paris. Desde os seus primeiros passos nas pistas de Sobradinho, ele teve o amparo do Bolsa Atleta que o incentivou a seguir o seu sonho e hoje vemos os resultados disso. É uma alegria ver o DF tão bem representado! Seu esforço e sua dedicação inspiram todos nós. Os programas de incentivo aos atletas do GDF mostram resultados concretos e são motivo de orgulho”.

——

Orgulho para Sobradinho

Na Câmara Legislativa, também houve homenagens. O vice-presidente da Casa, Ricardo Vale (PT), que assim como Caio Bomfim é de Sobradinho, apresentou um pedido de moção de louvor para o atleta. O distrital ressalta a relevância do feito de Bonfim, lembrando que a conquista na marcha atlética representa a primeira medalha brasileira na modalidade em Jogos Olímpicos. “Uma vitória que enche de orgulho Sobradinho, o Distrito Federal e todo o Brasil”, declarou o parlamentar.

——

Vice

Na eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) é um dos nomes apontados por distritais para a segunda vice-presidência.

——

Mandou bem

O brasiliense Caio Bonfim entrou para a história da marcha atlética brasileira, ao conquistar uma inédita medalha de prata para o país na competição masculina de 20 km dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

——

Mandou mal

Em 2023, foram registradas 722 ocorrências de injúria racial no DF, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Número mais que dobrou em comparação a 2014, quando foram registradas 299 ocorrências.

——

Enquanto isso… Na sala de Justiça

Em celebração pelos 18 anos da Lei Maria da Penha, que serão completados em 8 de agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nos dias 7 e 8 de agosto, a 18ª edição da Jornada Lei Maria da Penha, com cerimônia de abertura na Escola Classe JK Sol Nascente, localizada no Sol Nascente/Pôr do Sol. Será às 10h30 e contará com a presença do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

——

A pergunta que não quer calar

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro nos inquéritos concluídos pela Polícia Federal relacionados à fraude no cartão de vacinas e roubo de joias da Presidência?

——

Só Papos

“Tem gente que acha que governar é mentir e ofender. Tem gente que governa e não gosta de mulheres, negros, indígenas, crianças e pessoas com deficiência. Eu acho que governar é cuidar de todas as pessoas e é isso que estou fazendo”

Presidente Lula

—-

“Não há o mínimo respeito com o que dizem seguir e isso não é novidade para ninguém de bom senso”

Ex-presidente Jair Bolsonaro

talitadesouza

Posts recentes

  • Eixo Capital

Processo de demissão de Anderson Torres da Polícia Federal avança rapidamente

Coluna Eixo Capital, publicada em 18 de setembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Mesmo…

18 horas atrás
  • Eixo Capital
  • Entrevistas

Reuber Brandão: “Há, sim, intencionalidade. Muitas vezes, criminosa”

Coluna Eixo Capital, publicada em 17 de setembro de 2024, por Ana Dubeux ENTREVISTA: //…

2 dias atrás
  • CB.Poder

À queima-roupa: “Faremos as reparações históricas”, diz conselheira do CNJ sobre mulheres na Justiça

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux À queima-roupa, com a juíza Renata Gil, conselheira…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Homenagem ao Cerrado hoje no Eixão

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux Hoje é dia de celebrar o Domingo do…

4 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

“O sistema público de saúde está em colapso”, diz presidente do Sindicato dos Médicos do DF

À Queima Roupa com Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos do DF Por Ana…

6 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Ibaneis aposta em novos hospitais para o DF

Por Ana Maria Campos — Em meio às obras espalhadas por todo o Distrito Federal,…

6 dias atrás