Relato de quem superou o câncer e agora ajuda outras mulheres em tratamento

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL

Entrevista: Ana Carolina Jardim de Castro, integrante da associação Ummas Mulheres, que apoia mulheres na luta contra o câncer

“Já senti tanto na pele de quem acompanha um familiar na luta contra o câncer, como também fui diagnosticada no final de 2023 com um câncer de mama. Foram experiências profundas, que me ensinaram sobre resiliência, amor e presença. Me transformaram profundamente em um versão ainda melhor que antes”

Como é o trabalho da Ummas Mulheres em benefício das mulheres com câncer?

A Ummas apoia mulheres na luta contra o câncer, trazendo para rotina do tratamento os benefícios causados pela atividade física no combate aos efeitos colaterais, prevenção ao câncer e como forma de evitar a recidiva também. E não só isso. Nós buscamos formar uma rede de afeto para proporcionar a cura e o bem estar para as pacientes por meio de muita arte, música e consciência.

Como surgiu?

O projeto UMMAS foi criado em maio de 2020, a partir da união de médicas extraordinárias, especialistas na área de Oncologia. Entre elas, podemos destacar a Presidente da Ummas, a Dra. Fernanda Moura, médica oncologista clínica do Hospital Sírio-Libanês; e a vice-presidente, Dra. Daniele Assad, oncologista com forte representatividade em diversas instituições relacionadas à Oncologia. Em abril deste ano, a UMMAS tornou-se oficialmente uma associação com o sonho de consolidar uma grande comunidade de apoio às mulheres com câncer, baseada na força do coletivo. Em breve, iremos expandir nosso número de associados para outras pessoas que queiram apoiar a causa.

Você já passou por essa situação e venceu, mas perdeu a mãe com câncer. Que ensinamentos pode passar por quem está lutando?

Sim, eu já senti tanto na pele de quem acompanha um familiar na luta contra o câncer, como também fui diagnosticada no final de 2023 com um câncer de mama. Foram experiências profundas, que me ensinaram sobre resiliência, amor e presença. Me transformaram profundamente em um versão ainda melhor que antes. Aprendi que cada dia é um presente, e que cuidar da mente e do corpo é um ato de amor por nós e por quem amamos. A quem está passando por esse momento, eu diria: acolha o processo, respira fundo! Ele também vai passar. Busque informação, mantenha a fé e se cerque de pessoas que te fortaleçam. Há muita vida além do câncer, câncer não é sentença. É possível muito aprendizado, evolução e beleza mesmo em meio aos desafios.

Estamos no mês do Outubro Rosa. O que é preciso reforçar neste período de campanha de prevenção?

O Outubro Rosa nos lembra que a prevenção salva vidas, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura. É preciso reforçar a importância do autocuidado, dos exames de rotina e de falar sobre o tema sem medo. Ainda há muito para desmistificar no que diz respeito ao câncer. Agora, nesse Outubro Rosa, acho válido falarmos sobre o caos no sistema público de saúde. De nada adianta a mamografia a partir dos 40 e o diagnóstico precoce se aquele paciente passar meses, às vezes um ano, aguardando pelo tratamento. É triste dizer, mas quantos desses não acabam morrendo por falta do tratamento? Toda população merece dignidade e tratamento.

Como é possível ajudar o trabalho da Ummas Mulheres?

Para apoiar a UMMAS basta acessar o nosso Instagram @ummasmulheres e ficar por dentro dos nossos eventos. Amanhã (hoje), a partir das 19h, haverá o sarau sereníssima com tributo a Legião Urbana, no Espaço Renato Russo — 508 sul. Os convites estão sendo vendidos a R$ 50 e o link para inscrição consta em nossa BIO.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos
Tags: Ana Carolina Jardim de Castro apoio câncer Outubro Rosa Solidariedade Ummas Mulheres

Posts recentes

  • CB.Poder

Congresso terá R$ 37,8 bilhões para gastar com emendas impositivas

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  O Orçamento da União para 2026 prevê…

4 minutos atrás
  • CB.Poder

Disputa à reeleição na Câmara Legislativa será acirrada

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…

24 horas atrás
  • CB.Poder

Professora da UnB é condenada por racismo contra aluno da medicina

A 5ª Vara Criminal de Brasília condenou uma professora da UnB pela prática de crime…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Rosso desiste da política

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Ex-governador e ex-deputado federal, Rogério Rosso, hoje diretor da Agência Reguladora…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Coordenador da Operação Caixa de Pandora assume superintendência regional da PF no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Apontado como técnico e com bom trânsito institucional, o novo superintendente…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Filhos do advogado Eri Varela, advogado de Roriz, seguem os passos do pai

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Os três filhos do advogado Eri Varela (foto), que morreu há…

4 dias atrás