Quebra dos sigilos bancários dos investigados chega à Câmara Legislativa

Compartilhe

Por Ana Maria Campos – A quebra dos sigilos bancários dos investigados na CPI dos Atos Antidemocráticos começa a chegar à Câmara Legislativa do DF. Um dos que teve os dados de suas contas liberados para análise dos deputados distritais foi o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

“Fake news carioca”

O jornalista Silvestre Gorgulho rebateu ontem o secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, em suas críticas à transferência da capital do Rio para Brasília há 63 anos. Ex-secretário de Cultura do DF, Silvestre chamou de “fake news carioca” a postagem de Calero, que chamou Brasília de “cidade de concreto” onde os políticos tomam decisão sem saber o que o povo brasileiro precisa. “A resposta está nos livros, nos relatórios e na realidade. E, também, numa frase de Nelson Rodrigues”, diz Silvestre.

Maior revolução geopolítica do mundo

De acordo com Silvestre Gorgulho: “Com a vinda da capital para o Planalto Central, o Rio ganhou uma belíssima casa da Cultura: o Museu do Catete. Os brasileiros ganharam segurança alimentar. Por causa de Brasília, o Centro-Oeste/Cerrado, que viviam só da mineração, passaram a produzir 61% do agronegócio brasileiro. Brasília, ponto equidistante, uniu um país continental e consolidou a Amazônia como território nacional. A nossa Bandeira se ergueu onde o Brasil só tinha posse nominal. Foi a maior revolução geopolítica do mundo. Sem dar um tiro. Brasília foi barreira migratória. Interiorizou o desenvolvimento e redistribuiu as benesses do poder político, concentradas apenas no litoral. Os cinco milhões e meio de habitantes que hoje vivem em Brasília e Entorno estariam apertando mais ainda o Rio de Janeiro e São Paulo”.

“Derrota dos cretinos”

E a frase de Nelson Rodrigues, citada pelo ex-secretário de Cultura Silvestre Gorgulho: “Brasília é a derrota dos cretinos”.

PSB e Fundação João Mangabeira lançam biografia de Lucélia Santos

A Secretaria Nacional de Mulheres/PSB e a Fundação João Mangabeira vão promover um coquetel de lançamento do livro Lucélia Santos – Coragem para lutar. Escrita pelo jornalista Eduardo Meirelles, a obra detalha a trajetória política de Lucélia que ficou famosa como atriz, especialmente por Escrava Isaura, mas nunca deixou de se engajar como ativista de causas ambientais, sociais e culturais. O evento será amanhã, às 19h, na Fundação João Mangabeira, no Lago Sul. Quem não puder participar presencialmente, tem a opção de acompanhar o bate-papo com Lucélia Santos pela transmissão no YouTube. O livro tem prefácio de José Genoíno e depoimentos de personalidades como Cristina Pereira, Carlos Minc, Zezé Weiss, Sônia Guajajara, Luiza Erundina, Matheus Nachtergaele, Fernando Gabeira e Pedro Neschling.

Peregrinação

Na peregrinação em busca do reajuste das forças de segurança, parlamentares e representantes da área estiveram ontem com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A recomposição salarial de 18% precisa de aprovação do Congresso e sanção do presidente Lula. Lira se comprometeu com o trâmite rápido. Participaram da reunião na residência oficial da Câmara os deputados federais Fred Linhares (Republicanos-DF), Aluísio Mendes (Republicanos-MA), além dos distritais Hermeto (MDB), Roosevelt Vilela (PL), o presidente da Câmara Legislativa, Welington Luiz (MDB), o Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o delegado geral da PCDF, Robson Cândido da Silva, e o adjunto, Benito Tiezzi.

Reajuste ameaçado

O deputado distrital Ricardo Vale (PT) fez um apelo ao governador Ibaneis Rocha (MDB) para que sancione o reajuste dos servidores da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do DF. O pedido foi ecoado pelo presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB). Caso a sanção não ocorra nesta semana, o reajuste só será concedido na remuneração de maio, gerando perdas financeiras para os trabalhadores. Os servidores receberão o reajuste em duas parcelas de 4,8809%, sendo a primeira retroativa a abril e a segunda em setembro de 2023.

Compartilhamento de informações

Ninguém melhor do que o deputado Chico Vigilante (PT) para auxiliar o governo Lula e o gabinete de crise a ser criado para conter danos a serem causados pela CPMI dos Atos Golpistas no Congresso. Aliado e compadre do presidente Lula, Vigilante, que é presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa, está um passo a frente das investigações dos congressistas sobre o 8 de janeiro.

Doutora Jane é designada secretária da Comissão da Mulher da Unale

A deputada distrital Doutora Jane (Agir) foi designada como secretária da Comissão da Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A entidade é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os 1.059 deputados estaduais e distritais das 27 Casas Legislativas do Brasil. Assuntos como empoderamento feminino, igualdade de gênero, violência contra a mulher e saúde feminina estão entre as principais discussões da comissão.

Homenagem aos 50 anos da Via Sacra

A Câmara Legislativa vai promover amanhã uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Via Sacra de Planaltina. A iniciativa é do deputado Pepa (PP), que tem base eleitoral na cidade. O evento contará com a presença de participantes da Via Sacra, autoridades políticas, líderes religiosos e membros da comunidade.

Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Pública é lançada no Congresso

Foi lançada ontem a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Coordenada pelo deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos-MG), a Frente tem apoio de mais de 200 parlamentares, entre senadores e deputados federais. Na solenidade, entre os deputados que discursaram, estiveram Bia Kicis (PL-DF), Pedro Aihara (Patriota-MG), Túlio Gadêlha (REDE-PE) e Diego Garcia (Republicanos-PR).

Encontro de secretários

O secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, esteve nesta semana com a secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy, para garantir a participação do Distrito Federal no Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari). Paco, que esteve em São Paulo, apontou a importância de o DF participar do fórum, que fortalece e consolida as estruturas locais de relações internacionais.

Cena rara

O ex-governador José Roberto Arruda reuniu para uma foto os seis filhos — Fernando, Bruna, Marcos, Maria Luiza, Maria Clara e Arthur — de três casamentos, com Ângela, Mariane Vicentini e Flávia Arruda. Na verdade, cinco. Fernando mora nos Estados Unidos entrou na imagem como colagem. Marcos vive em Londres, mas veio a Brasília visitar o pai. Arruda já conseguiu juntar os herdeiros, mas há muitos anos não havia uma confraternização com tantos filhos.

thaysmartins

Posts recentes

  • CB.Poder
  • Eixo Capital

Investigação da PF ainda busca líder golpista que abortou plano para matar Moraes

Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) As…

18 horas atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital

Parlamentares da CLDF pedem apoio da bancada federal após chuvas no Sol Nascente

Coluna Eixo Capital, publicada em 26 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Deputados…

2 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital

CPI das Bets: delegado da PCDF participa de reunião no Senado

Coluna Eixo Capital, publicada em 26 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…

2 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Entrevistas

“Para 2026, tenho uma certeza: não serei candidata a deputada novamente”, diz Erika Kokay

Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…

4 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital

Crime da 113 Sul: Schietti julgará pedido de prisão imediata contra Adriana Villela

Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…

4 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital

Investigadores apuram ligação entre ataque a ex-presidente do PRTB e PCC

Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…

5 dias atrás