Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Adoção de cães e gatos. Abrigo Fauna e Flora. Gato para adoção Carijó
A Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei nº que proíbe condomínios de impedir moradores de cuidar de cães e gatos comunitários.
Animais comunitários são aqueles que vivem em espaços públicos ou privados, sem tutor fixo, mas que recebem cuidado e alimentação de moradores da região.
Com a proposta, de autoria do vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), síndicos e administrações condominiais não poderão constranger ou impedir os moradores que se dedicam a cuidar desses animais, desde que as ações não coloquem em risco a segurança dos demais.
Condomínios que descumprirem a norma poderão ser multados em até 50 salários-mínimos, dependendo da gravidade e da capacidade financeira do infrator. Além disso, deverão informar os condôminos sobre a presença e os direitos desses animais.
A proposta garante segurança jurídica e respeito aos cuidadores, reconhecendo oficialmente os animais comunitários e o direito de receber alimento e abrigo de pessoas da região.
“O Estado precisa proteger quem cuida e punir quem maltrata. Os cuidadores comunitários cumprem um papel fundamental na sociedade e no cuidado desses bichinhos de rua”, destacou o deputado Ricardo Vale.
O projeto segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
ANA MARIA CAMPOS Um acordo livrou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da cassação do mandato…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…
Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…
ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…