CLDF
CLDF fachada 2 Crédito: Bruno Peres/CB/D.A Press CLDF

Projeto dá à CLDF poder para nomear próximo conselheiro do TCDF

Publicado em Eixo Capital, Notícias
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A Câmara Legislativa (CLDF) pode se tornar a dona da próxima vaga do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A próxima mudança na composição da corte que fiscaliza as despesas e gastos do Executivo e Legislativo ocorrerá em 2021 com a aposentadoria compulsória do conselheiro Paiva Martins, que completará 75 anos. A vaga é exclusiva da carreira de auditores, mas o TCDF não tem nenhum até o momento. Um concurso lançado para resolver essa questão está parado. O vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), apresentou uma proposta de emenda à Lei Orgânica do DF para alterar a forma de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do DF. Se for aprovado, a Câmara ficará responsável pela nomeação sem vínculo com a área técnica do TCDF. Um deputado distrital pode ser escolhido.

Silêncio

No depoimento prestado à Polícia Civil do DF, no âmbito da Operação Alto Escalão, o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) optou pelo silêncio. Orientado pelos advogados, não deu declarações sobre a suspeita levantada pelos promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de participação em esquema de recebimento de propina na compra de leitos hospitalares. Também ficou calado durante os questionamentos sobre a carabina, sem registro, encontrada na sua casa.

Mais prazo para benefício

Presidida pela deputada Érika Kokay (PT), a Frente Parlamentar em Defesa da População de Rua apresentou Projeto de Lei que amplia o prazo para o trabalhador em situação de rua requerer o auxílio emergencial, até 30 de setembro. A justificativa é de que essa parcela da população está entre as mais vulneráveis do país e tem sofrido com especial gravidade os efeitos da pandemia provocada pela propagação da covid-19. Muita gente perdeu o prazo que venceu no início do mês.

Casa nova para a PMDF

O deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) anunciou ontem a construção da nova sede do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Planaltina, sua base eleitoral. A missão de fazer o comunicado foi dada ao líder do governo pelo governador Ibaneis Rocha, que, recentemente, conheceu a unidade. Claudio Abrantes deu a notícia ao efetivo da cidade em visita ao quartel ontem pela manhã. O edital de licitação deve sair logo, e a expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2020.

Candidato de Primeira Viagem

A saga de um Candidato de Primeira Viagem é o tema do livro que a deputada distrital Júlia Lucy (Novo) lançou em junho numa parceria com o escritor Claudiomar Filho. O livro é o segundo mais vendido da categoria “Eleições políticas e Ciências Sociais” da Amazon. Retrata todos os momentos de uma das campanhas bem-sucedidas mais baratas da história da Câmara Legislativa e pretende servir para ajudar outros novatos a organizarem suas campanhas.

Mais um

O deputado distrital Iolando Almeida (PSC) é mais um caso de covid-19. Ele testou positivo nesta semana, mas está bem, em casa, tomando medicamentos para amenizar os sintomas. Pelo perfil de trabalho no corpo a corpo, políticos são alvos fáceis para o novo coronavírus. #FiqueEmCasa

Siga o dinheiro

R$ 12.350.959,80
Valor destinado pela Polícia Civil do DF, por meio de pregão eletrônico, para a compra de 60 veículos automotores, tipo SUV, movidos a diesel, caracterizados e com cubículo.