Piauí e amizade com Ciro Nogueira explicam afinidade de Ibaneis com o PP

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem uma forte ligação com o Piauí, onde viveu parte de sua vida e mantém conexões, e com o PP, partido em que quase se filiou para disputar a eleição de 2018. A afinidade continua, principalmente em virtude da amizade com o presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira (PI). Assim, Ibaneis articulou o ingresso de seu braço direito, o advogado Marcelo Piauí, atual administrador regional de Ceilândia, no quadro pepista. A ideia é de lançá-lo candidato à Câmara Legislativa em 2022.

Casa revirada

A operação realizada ontem foi a terceira ação de busca e apreensão feita na casa do ex-governador Agnelo Queiroz (PT). O petista foi alvo de investigação por suposta corrupção nas obras do estádio Mané Garrincha e no BRT, pelo Ministério Público Federal. Agora, o foco é o suposto contrato fictício de publicidade para justificar propina paga por fraude no contrato de compra de leitos hospitalares. Todas surgiram a partir de delações premiadas.

Acordo com Centrão

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) é cotada para assumir a presidência regional do PTB. Sinal de que a saída da parlamentar da vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados passa por um acordo com o Centrão, cedendo lugar para um deputado aliado.

Siga o dinheiro

R$ 5.400.000,00

Valor destinado pela Secretaria de Saúde para a contratação, com inexigibilidade de licitação, de 10 leitos de UTI do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal como medida para atender a pacientes da rede pública com covid-19.

A pergunta que não quer calar….

Quem vai fazer com que o presidente Jair Bolsonaro, contaminado com a covid-19, respeite as pessoas e use a máscara?

Contaminação

Na equipe do governador Ibaneis Rocha, mais dois integrantes do primeiro escalão testaram positivo para covid-19. Os secretários de Economia, André Clemente, e de Juventude, Léo Bijos, estão em casa. Descobriram a contaminação em exame de rotina porque estão em contato com muita gente. Depois de ter dor no corpo por dois dias, Bijos está tomando Ivermectina, comercializada desde o início dos anos 1980, para combater verminoses e parasitas, agora tem sido prescrita para amenizar sintomas da covid-19.

Só papos

“Bolsonaro rifa Bia Kicis da vice-liderança do governo pra se postular de forma falaciosa como defensor do Fundeb. A deputada não aprendeu o básico do conservadorismo misógino: para eles, mulheres são descartáveis. Já devia ter aprendido que quem cria cobra um dia amanhece picado.”

Deputada federal Fernanda Melchionna (RS), líder do PSol na Câmara dos Deputados, sobre a destituição de Bia Kicis da vice-liderança do governo, depois do voto contra a aprovação do Fundeb

“Votei de acordo com a minha consciência. Aliás, eu segui o exemplo do presidente Jair Bolsonaro que, quando foi parlamentar, só votou de acordo com a consciência dele. Para mim, ele é um modelo e continua sendo um modelo.”

Deputada Bia Kicis (PSL-DF), segundo relato da jornalista Natuza Nery, da GloboNews