Foto: Minervino Junior/CB D.A Press
A Procuradoria-Geral da Câmara Legislativa publicou, nesta terça-feira (8/9), resultado da avaliação sobre CPI da Pandemia e apresentou posicionamento contrário à instalação da comissão. Em justificativa, os técnicos da Casa argumentaram que o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os atos do Poder Executivo não demonstrou o escopo e os limites da investigação, “requisito indispensável para a criação da CPI”.
O exame preliminar destaca que o requerimento apresenta como finalidade de investigar a regularidade dos atos praticados pelo Poder Executivo do Distrito Federal e isso acabaria envolvendo praticamente todas as contratações de bens e serviços voltados ao combate da pandemia, em desrespeito ao requisito constitucional. “Essa simbiose atrairia para a investigação amplo contexto fático, o que dificulta, inclusive, a verificação das formalidades regimentais”, esclareceu a Procuradoria da Casa.
Agora, a decisão está nas mãos do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB).
O pedido para criação da comissão foi protocolado em 6 de agosto pelo deputado Leandro Grass (Rede), assinado por mais 12 deputados distritais com objetivo de promover a apuração de supostas fraudes na saúde denunciadas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Durante sessão remota na última terça-feira (1º/9), o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), afirmou que tinha encaminhado o pedido para avaliação da Procuradoria-Geral da Câmara Legislativa antes de decidir sobre a instalação da comissão. O vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) ainda apresentou um requerimento “com questionamentos técnicos” para avaliação dos procuradores.
Por Arthur de Souza Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, Damares…
Por Arthur Souza, Com o ponto facultativo de quinta-feira, na Câmara Legislativa (CLDF), o governo…
Por Arthur de Souza (interino) - Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que…
Por Arthur Souza, Em tempos de crise climática, parece que a poluição dos corpos hídricos…
Por Arthur de Souza, Enquanto o GDF segue nas tratativas com o governo federal, em…
Por Arthur de Souza, Passados 13 anos desde a última revisão, o Plano Diretor de…