Foto: Minervino Junior/CB D.A Press
A Procuradoria-Geral da Câmara Legislativa publicou, nesta terça-feira (8/9), resultado da avaliação sobre CPI da Pandemia e apresentou posicionamento contrário à instalação da comissão. Em justificativa, os técnicos da Casa argumentaram que o requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os atos do Poder Executivo não demonstrou o escopo e os limites da investigação, “requisito indispensável para a criação da CPI”.
O exame preliminar destaca que o requerimento apresenta como finalidade de investigar a regularidade dos atos praticados pelo Poder Executivo do Distrito Federal e isso acabaria envolvendo praticamente todas as contratações de bens e serviços voltados ao combate da pandemia, em desrespeito ao requisito constitucional. “Essa simbiose atrairia para a investigação amplo contexto fático, o que dificulta, inclusive, a verificação das formalidades regimentais”, esclareceu a Procuradoria da Casa.
Agora, a decisão está nas mãos do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB).
O pedido para criação da comissão foi protocolado em 6 de agosto pelo deputado Leandro Grass (Rede), assinado por mais 12 deputados distritais com objetivo de promover a apuração de supostas fraudes na saúde denunciadas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Durante sessão remota na última terça-feira (1º/9), o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), afirmou que tinha encaminhado o pedido para avaliação da Procuradoria-Geral da Câmara Legislativa antes de decidir sobre a instalação da comissão. O vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) ainda apresentou um requerimento “com questionamentos técnicos” para avaliação dos procuradores.
ANA MARIA CAMPOS A advogada Flavia Michelle Sampaio Torres, esposa do ex-ministro da Justiça e…
Da coluna Eixo Capital Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o dono do Master…
Da coluna Eixo Capital Pesquisa realizada pelo GDF apontou que mais de um terço dos…
Da coluna Eixo Capital À Queima Roupa: Geraldo Magela, ex-deputado federal, ex-deputado distrital, ex-presidente da…
Presidente da Comissão de Orçamento, Economia e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, o deputado Eduardo…
Os concursos públicos para ingresso na administração pública do Distrito Federal deverão obrigatoriamente cobrar "noções…