Segundo a Polícia Civil, o suposto esquema de rachadinhas na Câmara Legislativa vai continuar tirando o sono de parlamentares e funcionários da Casa. Ontem, a segunda fase da Operação Escalada mirou irregularidades no pagamento de salários de servidores dos gabinetes da ex-deputada Telma Rufino (Pros) e de Hermeto (MDB). Não há indícios de envolvimento direto dos distritais, de acordo com a Polícia Civil. Agora, as investigações seguem adiante com o intuito de apurar o crime em outros gabinetes. A tendência é que a lista de enrolados cresça.
O ex-senador Luiz Estevão foi condenado a pagar multa de R$ 40 mil por desmatamento irregular. O valor foi fixado pelo juiz Gilmar Tadeu Soriano, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. O processo contra Estevão foi aberto em 2008, pois o empresário teria retirado irregularmente vegetação típica do cerrado em região que faz parte de Unidade de Conservação da Área de Proteção Ambiental (APA).
O Metrô-DF lançou aplicativo para facilitar a vida dos usuários desse tipo de transporte público na capital federal. O app era, ontem, um dos 10 mais baixados na loja de aplicativos do Google. A ferramenta permite consultar horários, ver localização de estações e a situação atual do sistema. O app foi desenvolvido pela própria equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Metrô. A ideia é boa. Agora, resta conferir se, na prática, tudo vai funcionar bem.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) elogiou ontem o Controlador-Geral do DF, Aldemário Araújo. Na abertura da V Semana de Integridade e Combate à Corrupção, o governador afirmou que Araújo foi a escolha certa para função e tem cumprido o papel de apontar falhas e impedir irregularidades na estrutura administrativa do governo. A função de controlador é ingrata. Cabe a ele tentar colocar freios e procurar erros em todo o governo. Por isso, nem sempre quem ocupa o cargo agrada aos colegas.
Durante o mesmo evento, Ibaneis também teceu elogios ao secretariado e afirmou que quem assume o cargo o faz quase por missão, pois na visão do emedebista, o salário pago pelo GDF é baixo. “O salário de um secretário do Distrito Federal é vergonhoso. Só vem assumir uma secretaria quem tem realmente vontade de prestar serviço à sociedade e assumir desafios, porque um salário de R$ 14 mil não se justifica”, declarou.
Audiência pública debate hoje, na Câmara dos Deputados, a segurança dos motoristas de aplicativo. A iniciativa vem depois de casos recentes de violência contra esse tipo de profissional. Em outubro, levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF revelou que, na capital, a cada 2,5 dias, um motorista de app era vítima de sequestro relâmpago. O evento, proposto pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), ocorre às 16h30 no Plenário 6.
Distritais lançam, na quinta-feira, uma frente parlamentar para incentivar a utilização de compras governamentais como forma de fomentar a economia do DF. A iniciativa, da deputada Jaqueline Silva (PTB), será lançada no seminário Compras governamentais, promovido pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). O evento terá representantes do governo federal, do Legislativo e do setor produtivo. O secretário de Economia do DF, André Clemente, participará de painel que debate caminhos para aumentar a competitividade da indústria local.
“O rock ativa a droga, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo. O próprio John Lennon disse abertamente, mais de uma vez, que fez um pacto com o diabo”
Dante Mantovani, presidente da Funarte
“Gosto de rock. Não acredito em diabo. Não trabalho na indústria. Defendo o direito de cada mulher a decidir quando, com quem e se quer ter um filho. Defendo o direito ao aborto. Acho que sou madame satã no fanatismo do presidente da Funarte”
Debora Diniz, pesquisadora e ativista
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…