Ibaneis Estádio Mané Garrincha
Mané Garrincha Ibaneis Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press Mané Garrincha Ibaneis

Plano de uso e ocupação do complexo esportivo é aprovado pelo Conplan

Publicado em CB.Poder

O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou nesta quinta-feira (24/05), por unanimidade, o plano de uso e ocupação do complexo esportivo, área que engloba o Estádio Nacional Mané Garrincha. A proposta, que era empecilho para a assinatura do contrato de concessão do espaço, segue agora para a Câmara Legislativa.

 

O plano do Setor de Recreação Pública Norte (SRPN) foi aprovado por unanimidade pelos 29 conselheiros do Conplan que participaram da reunião. O secretário de Gestão do Território de Habitação, Thiago de Andrade, explica que o objetivo da iniciativa é “dar um uso dinâmico e contemporâneo à área”. “A iniciativa vai desonerar o Estado do custo de manutenção brutal desse setor que tem sido pouco usado, mas mantendo a função primordial que é esportiva e de lazer”, acrescenta.

 

O projeto de concessão está em andamento, sob a coordenação da Terracap. Durante a reunião, os conselheiros do Conplan demonstraram preocupação com a manutenção do uso público e com o não cercamento. “Isso ficou assegurado, além do uso social, educacional, que permanecerá e será incentivado em prol da comunidade, de forma livre e gratuita. O complexo aquático continua sob a gestão pela Secretaria de Educação”, acrescenta Thiago.

 

Entre as exigências incluídas no plano de uso está a recuperação da área verde, a redução do espaço impermeabilizado, a garantia de acesso a pedestres, construção de ciclovias e a manutenção de um corredor verde, ligando o Parque da Cidade ao Parque Burle Marx. “Aquela área sempre foi um mar de asfalto. A ideia é que passe a ser parte integrante da escala bucólica”, afirma o secretário da Segeth.