Greve dos caminhoneiros
Greve dos caminhoneiros Credito Tomaz Silva/Agência Brasil - 21/05/2018 - Greve dos caminhoneiros

Por causa do impacto da crise de abastecimento no país, Rollemberg suspende aulas na escolas públicas do DF

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

Por conta dos efeitos da crise provocada pela greve dos caminhoneiros, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) determinou a suspensão das aulas nas escolas públicas nesta sexta-feira (25/05).

O governador justifica: “Essa medida visa garantir a segurança dos alunos, diante da possibilidade de novas interrupções, bem como melhorar a mobilidade no trânsito da cidade”.

Rollemberg determinou ainda que a Polícia Civil abra uma investigação para apurar crimes contra a relação de consumo e a economia popular. Ele enviou ofício ao diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, com a recomendação de que a Delegacia de Defesa do Consumidor apure possíveis abusos praticados por donos de postos de combustíveis que reajustaram os preços da gasolina para até R$ 10,oo.

À Polícia Militar do DF, Rollemberg determinou que trabalhe no sentido de desobstruir as rodovias federais, de acordo com decisões da Justiça Federal.

Nesta sexta-feira, o Procon-DF continuará o trabalho de fiscalização aos postos para autuar os casos em que houver cobrança de preços abusivos.

Em nota, Rollemberg afirma que, no âmbito do governo do DF, haverá prioridade no abastecimento de combustível dos serviços essenciais à população, como saúde, segurança, coleta de lixo, além de questões emergenciais para o consumidor sob a responsabilidade da Caesb e da CEB.

Sobre as aulas nas demais escolas, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF) informou que caberá à gestão de cada uma das escolas da rede privada decidir sobre o funcionamento amanhã. Até as 19h desta quinta-feira (24/5), nenhuma das instituições conveniadas à entidade havia informado paralisação das atividades.