A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (23/05) a Operação Panatenaico, cujos alvos são os ex-governadores José Roberto Arruda, Agnelo Queiroz, além do vice-governador Tadeu Filippelli. A operação é decorrente da delação premiada de executivos da construtora Andrade Gutierrez, que, ao lado da Via Engenharia, ganhou a licitação para o Estádio Nacional Mané Garrincha.
Desde as 6h, os policiais federais cumprem mandados para embasar uma investigação relacionada a fraudes e desvios de recursos na obra. A arena custou R$ 1,575 bilhão e um levantamento da própria Terracap, empresa responsável pela empreitada, apontou prejuízos de R$ 1,3 bilhão.
Ao contrário de outras obras da Copa do Mundo, o Mané não recebeu recursos federais e, por isso, a empreitada não ficou sujeita à fiscalização do Tribunal de Contas da União. Mas a Terracap tem participação acionária de 49% da União, o que preocupa o governo federal e a PF.
Além dos políticos do DF, a operação também tem como alvos construtoras e operadores de propina que teriam atuado nas gestões de Agnelo e de Arruda. Segundo a PF, a suspeita é de que eles “tenham realizado conluios e assim simulado procedimentos previstos em edital de licitação”.
Ao todo, 80 policiais federais participam da operação, divididos em 16 equipes que cumprem na manhã desta terça-feira 15 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão temporária e três conduções coercitivas. As medidas judiciais foram determinadas pela 10a. Vara da Justiça Federal no DF, todas as ações ocorrem em Brasília.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…