1690-33938136 Reprodução/Instagram

Permanência de Cappelli no Ministério da Justiça tem dois lados para a sucessão no DF

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos — A possível permanência de Ricardo Cappelli no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública tem dois lados para a sucessão no Distrito Federal. Ele mantém uma relação respeitosa com a governadora em exercício do DF, Celina Leão, e uma boa vinculação com a capital do país, onde atuou como interventor na segurança pública. Assim, há uma interlocução tranquila. Mas o sucesso do trabalho de Cappelli fortalece a potencial candidatura dele ao Palácio do Buriti em oposição ao grupo político que está hoje no poder.

Agenda conjunta

Aliada do governador Ibaneis Rocha (MDB), a superintendente regional do Sebrae, Rose Rainha, tem acompanhado a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), em atividades da agenda de trabalho.

Bem longe

Há quem aposte que o evento pela efeméride de 8 de janeiro não terá o sucesso esperado pelo presidente Lula. Foi escolhido o auditório do Senado, mais fácil de encher, e ministros do governo Lula estão sendo convocados. Mas deve faltar público, tanto para protestos como para celebrações. As pessoas, em geral, estão evitando manifestações com medo de serem confundidas com golpistas. Além disso, muitos políticos e magistrados estão de férias, bem longe das confusões.

Ato de oposição

Enquanto isso, no próximo domingo, políticos do DF preparam uma manifestação de oposição ao governo de Ibaneis Rocha pelos fatos ocorridos em 8 de janeiro. Estão na organização do ato militantes e parlamentares do PT, PSol, PCdoB, PDT, PSB, Partido Verde e Rede.

Citação a ícone liberal

A governadora em exercício, Celina Leão (PP), citou, em seu discurso na assinatura do protocolo de segurança pública para o 8 de janeiro, a ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher, a Dama de Ferro, que exerceu o cargo por três mandatos de 1979 a 1990. Primeira mulher e mais longeva na função. Celina se reuniu com integrantes do governo Lula, mas deixou clara sua posição de direita ao citar a política que defendeu ideias liberais em toda a sua gestão. “O grande líder precisa comunicar o que quer alcançar”, citou Celina.

Juntos no Buriti

Integrantes da oposição participaram da solenidade ontem no Palácio do Buriti. Estavam lá o deputado distrital Chico Vigilante (PT) e a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB).

Substituição

Júlio César Ribeiro pediu ontem exoneração do cargo de secretário de Esportes e Lazer para reassumir o mandato de deputado federal pelo Republicanos. Deixou o governo em definitivo, mas indicou seu sucessor, alguém de sua confiança, Victor Renato Junqueira Lacerda, que ocupava a posição de secretário-executivo. Júlio César tomou a decisão no ano passado, mas esperou o momento do anúncio da Corrida de Reis, que será realizada em 27 de janeiro.

Retiro espiritual

O ex-governador José Roberto Arruda completa hoje 70 anos. Vira setentão com uma forte dose de espiritualidade: está em pleno retiro espiritual no Mosteiro São Bento. Nas redes sociais, postou a música que parece ser o tema de sua vida, com altos e baixos: Metamorfose ambulante.

Embaixada dos EUA oferece curso gratuito de inglês para jornalistas

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO), está oferecendo um curso on-line de inglês desenvolvido para jornalistas, oportunidade para esses profissionais aprimorarem suas habilidades no idioma e se destacarem em sua profissão. Os interessados devem ter nível intermediário de inglês para acompanhar o curso de forma satisfatória. Com número ilimitado de participantes, o curso oferece a oportunidade de cada um estudar no seu próprio ritmo e em quatro datas diferentes ao longo de 2024. “Acreditamos que capacitar jornalistas com habilidades em inglês é crucial no cenário midiático globalizado de hoje”, afirma Luke Ortega, porta-voz da Embaixada e Consulados dos EUA.