A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) recebeu o título de melhor parlamentar do Distrito Federal, de acordo com a organização Ranking dos Políticos. Entre três senadores e oito deputados federais, Paula somou 303 pontos por ter economizado 100% da cota parlamentar, assiduidade em plenário e comissões e pela atuação legislativa de qualidade, segundo critérios da entidade.
A segunda colocada foi a deputada Bia Kicis (PSL-DF), com 294 pontos. O senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) está em terceiro, com 288 pontos. A deputada Érika Kokay (PT) aparece em último, com pontuação negativa. Obteve -139 pontos. A entidade atuante nas redes sociais se apresenta como defensora do combate à corrupção, dos privilégios e do voto consciente, sem vinculações partidárias.
O procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Operação Lava-Jato de Curitiba, recebeu centenas de manifestações de apoio dos colegas do Ministério Público e de outras instituições voltadas ao combate ao crime organizado. O motivo foi a advertência aplicada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por críticas que ele fez a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por supostamente formar uma “panelinha”.
Entre os que se manifestaram abertamente, está o procurador Júlio Marcelo Oliveira, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Ele postou em redes sociais: “Todo meu apoio e solidariedade ao grande procurador da República Deltan Dallagnol. Algum jornalista seria punido por expressar o que ele disse? A OAB puniria algum advogado pelas mesmas críticas? Ministros do STF podem criticar e até ofender o MP, mas não podem ser criticados?”
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese/DF) promove hoje o 1º Fórum Nacional para Certificação de Cidades Inteligentes. O objetivo do evento é apresentar o processo de certificação ISO 37120, acolhido por Brasília, para municípios interessados e nivelar o conhecimento e premissas necessárias para que em curto prazo as cidades sejam sustentáveis, resilientes, humanas e inteligentes, dentro de objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Brasília está classificada na categoria de “Cidade Aspirante”, que considera a transparência, monitoramento e estabelecimento de políticas públicas orientadas à melhoria contínua de 19 eixos, incluída no catálogo de cidades globais. O evento conta com o apoio institucional do Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Inovação da Casa Civil e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O governador Ibaneis Rocha é esperado na abertura do fórum a ser realizado no Millennium Convention Center, no Setor Esportivo de Clubes Sul.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…