Coluna Eixo Capital publicada em 12 de novembro de 2024, por Ana Maria Campos
O Conselho Federal da OAB aprovou ontem uma série de recomendações para orientar o uso da inteligência artificial generativa na prática jurídica. O documento aponta a adoção de boas práticas para uso das ferramentas de IA voltadas para a advocacia. As regras foram elaboradas pelo Observatório Nacional de Cibersegurança, Inteligência Artificial e Proteção de Dados da OAB Nacional. A recomendação considera quatro diretrizes: Legislação Aplicável, Confidencialidade e Privacidade, Prática Jurídica Ética e Comunicação sobre o uso de IA Generativa. Esse documento expressa o zelo para com as informações dos clientes e os dados inseridos nos sistemas de IA, bem como o uso das ferramentas de maneira ética e responsável, além da atualização periódica das informações recomendadas pelo Observatório.
Sintonia com os avanços da tecnologia
O relator do processo, conselheiro federal Francisco Caputo, apontou que a eventual adoção da recomendação traz segurança para o escritório e para o profissional. “A recomendação já alerta para o nosso código de ética e disciplina, óbvio que sanção a gente não pode estabelecer porque isso é matéria de reserva legal, mas, com relação aos alertas para os ditames éticos da nossa profissão, essa é a base central da nossa recomendação”, disse. O coordenador do Observatório Nacional de Cibersegurança, Inteligência Artificial e Proteção de Dados, Rodrigo Badaró (foto), ressaltou a importância das recomendações para o exercício da advocacia. “A OAB Nacional está em sintonia com os avanços da tecnologia e da prática jurídica. Precisamos tratar a inteligência artificial com respeito e termos cuidado no uso dessas ferramentas”, disse.
Projeto Ano Novo
Edital de chamamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para o réveillon destina R$ 8 milhões para a execução do projeto Ano Novo, Novos Sonhos. Os detalhes foram publicados no Diário Oficial da última sexta-feira (08). O projeto se refere à organização, produção, estruturação e contratação de shows artísticos em Ceilândia, Planaltina e Plano Piloto (Praça dos Orixás e Esplanada dos Ministérios), ou qualquer outro local que a pasta achar pertinente.
Desafio sem cigarros
O ex-governador e ex-deputado federal Rogério Rosso virou uma espécie de coach antitabagismo. Fumante de três carteiras por dia, ele colocou na cabeça que precisava parar. E está há 90 dias sem acender um cigarro. Rosso gravou um vídeo e postou nas redes sociais compartilhando a experiência que, segundo ele, enfrenta sem nenhum tratamento mirabolante.
Apenas com força de vontade. Nesse período, o diretor da Adasa ganhou oito quilos porque seu paladar ficou mais acentuado e sente muito mais o gosto das comidas. Mas garante que logo vai entrar em forma.
Espaço para todos
O desembargador Roberval Belinati, 1° vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), foi destaque no debate da Câmara Legislativa, promovido pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), com advogados e advogadas que concorrem à presidência da OAB-DF. Ele permitiu que as claques se manifestassem em torcida pelos seus candidatos e deixou que todos pudessem se defender, em direito de resposta, a ataques dos adversários. “Durante três horas, os candidatos puderam defender suas ideias, fazer suas críticas aos adversários e apresentar suas propostas de trabalho, com total liberdade. Foram deferidos 15 pedidos de direito de resposta. Foi assegurado democraticamente a todos os candidatos o direito de rebater as críticas e ofensas pessoais recebidas e de esclarecer informações que foram consideradas inverídicas. O debate foi maravilhoso e contou com a participação vibrante das torcidas de todos os candidatos”, afirmou Belinati.
A manchete inesquecível
Há exatos 40 anos, o Correio Braziliense publicava em sua manchete: “Mataram Mário Eugênio”. O editor de Polícia do jornal e da Rádio Planalto foi silenciado na véspera com uma facada e três tiros de escopeta pelas costas, na cabeça. Mário Eugênio denunciava arbitrariedades policiais e crimes do “Esquadrão da Morte”, e recebeu várias ameaças de morte. Ele foi assassinado às 23h55 do dia 11 de novembro de 1984, quando encerrava mais um dia de trabalho. Hoje teria 71 anos.
Izalci e a anistia
O senador Izalci (PL-DF) voltou a defender a anistia do 8 de janeiro, em plenário, na tarde de ontem. “Esse parlamento, eleito pelo povo, deve encontrar na anistia já sugerida por nossos juristas e patriotas, bem como por milhares de cidadãos brasileiros, a forma adequada de voltar o país para a normalidade”, afirmou.
Mutirão produtivo
Ao longo da última semana, durante cinco dias de mutirão, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) participou da 19ª edição da Semana Nacional da Conciliação, que é promovida em todo o país, desde 2006, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse período, 5.258 pessoas foram atendidas, com demandas em fase pré-processual e processual, em 1.622 audiências e homologados 1.836 acordos. Além disso, o TJDFT ultrapassou a marca de R$ 2,1 milhões de valores negociados.
Acordo Brasil-China
O diretor de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Moacyr de Oliveira Filho, e o diretor da Organização de Comunicação Internacional da China Ocidental WCICO), Zhao Wujun, assinaram
um acordo de cooperação estratégica para a criação do Escritório de Ligação Bridging News Brasil. Esse escritório aumentará a colaboração Chongqing-Brasil na divulgação de notícias sobre a expansão da indústria e do comércio, intercâmbios culturais e promoção do turismo. O Bridging News é um aplicativo que divulga histórias de Chongqing e das cidades ocidentais da China, com riqueza de informações, padrões diversificados de interação e diferentes formas de serviços.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…