Por Luana Patriolino (interina) – O deputado distrital Fábio Felix (Psol) se reuniu com o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ontem, para discutir sobre ações para garantir segurança nas instituições de ensino da capital. O parlamentar, que é presidente da Subcomissão de Prevenção à Violência nas Escolas, disse ao chefe da pasta que o colegiado dará um tratamento sigiloso às denúncias que receber, encaminhando aos órgãos competentes. “É fundamental a construção de um ambiente seguro e de uma cultura de paz nas escolas do DF”, disse Félix à coluna.
Hoje, às 10h, a subcomissão faz sua primeira reunião com órgãos e entidades de defesa da infância e da adolescência. Na conversa com o deputado Fábio Félix, o secretário de segurança explicou que existe um trabalho de inteligência da SSP-DF monitorando possíveis ameaças às instituições. Avelar também afirmou que o plano inclui reforço nas cidades para proteção da comunidade escolar.
De volta para casa
Após ser escanteado pela política local, o ex-deputado distrital Fernando Fernandes voltou aos quadros da Polícia Civil do DF, mas, desta vez, na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia). Além de ficar de fora da Câmara Legislativa, o policial também ficou sem espaço nos cargos de destaque na administração pública da capital.
Críticas
Na última semana, Fernando Fernandes postou um vídeo tapando um buraco em frente a 26ª DP. O tiro saiu pela culatra e a população de Ceilândia e do Sol Nascente, RAs administradas pelo ex-parlamentar, não perdoou. Na internet, os moradores disseram que o delegado deveria ter se preocupado com buracos enquanto era deputado distrital. O vídeo também causou mal-estar no Palácio do Buriti.
Homenagem
Saúde
O Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA) promove, em 27 de abril, em Brasília, um evento sobre saúde suplementar, com a participação de ministros dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Villas Bôas Cuevas e Antonio Saldanha. O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, também estará presente. O seminário abordará o fomento às políticas públicas e do setor privado em relação à assistência à saúde suplementar.
Ciência forense
Brasília se prepara para receber a 4ª edição da InterForensics — considerado o maior evento de ciências forenses da América Latina. Organizado pela Fundação Justiça Pela Ciência, com apoios da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Polícia Federal, a conferência está prevista para acontecer entre 28 e 31 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). São esperados 1,8 mil participantes e mais de 200 palestrantes.
Defesa das mulheres
Responsável pelo resgate das juízas afegãs que fugiram para o Brasil depois da tomada do poder pelo Talibã, a juíza Renata Gil, ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), lança, hoje, em Brasília, o Instituto Nós Por Elas. O projeto vai dar continuidade às ações de combate à violência contra a mulher, tanto no Brasil como no exterior. A magistrada também é responsável pela idealização da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, que incentiva vítimas de ameaças, abusos e agressões a pedir socorro com um “X” na palma da mão.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…