Por Ana Maria Campos — A nova direção do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) toma posse na próxima segunda-feira. Eleito em fevereiro, o desembargador Waldir Leôncio Lopes Júnior assumirá a presidência no biênio 2024-2026. Roberval Belinati deixa a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e será o vice-presidente do TJDFT. Os desembargadores Ângelo Canducci Passareli e Mario-Zam Belmiro Rosa assumirão, respectivamente, a segunda vice-presidência e a Corregedoria da Justiça.
Especialista em direito público e privado
Nascido em Fortaleza, Waldir Leoncio tem 66 anos. Ele ingressou na magistratura do DF, em 1984, e assumiu o cargo de desembargador em 2003. Antes de ser magistrado, foi defensor público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, entre 1981 e 1984. Atuou como 2º vice-presidente do TJDFT, no biênio 2014-2016, e vice-presidente e corregedor regional do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no biênio 2018-2020.
Formou-se em direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), com especialização em direito público interno e direito privado, pela AEUDF e Universidade Católica de Brasília, respectivamente. Ele fez mestrado em direito, na área de direito público, pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, integra a 3ª Turma Criminal, a Câmara Criminal e o Conselho Especial do TJDFT.
Ex-repórter, juiz atua na área criminal
Roberval Casemiro Belinati ingressou na magistratura, em 1989, como juiz de direito substituto em Campo Grande (MS). No mesmo ano, foi empossado como juiz de direito substituto do TJDFT e, em 2008, assumiu o cargo de desembargador da Corte local. Antes da magistratura, atuou como repórter e redator de notícias em rádios e jornais impressos em Londrina. Foi também assessor parlamentar na Câmara dos Deputados em Brasília e vereador na Câmara Municipal de Londrina. Ele também exerceu a advocacia.
Formou-se em direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), com especialização em direito privado pela Universidade Católica de Brasília e mestrado em direito processual civil pela Fundação Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, é Presidente do TRE-DF, biênio 2022-2024, e integra a 2ª Turma Criminal, a Câmara Criminal e o Conselho Especial do TJDFT. Nascido em Cornélio Procópio (PR), Belinati tem 68 anos.
——–
Damares vai reunir igrejas e GDF no combate à violência doméstica
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a vice-governadora Celina Leão (PP) farão uma atividade política juntas. Damares vai reunir cerca de 200 lideranças evangélicas do DF e Entorno no auditório da Secretaria da Juventude e Família, na próxima sexta-feira, para incentivar a participação das igrejas no enfrentamento à violência doméstica. É o lançamento da campanha Se Liga Irmã, ação que pretende conscientizar lideranças e mulheres cristãs acerca da violência contra a mulher e suas formas de prevenção e enfrentamento. Entre as presenças confirmadas estão Celina Leão e secretários de Estado.
——–
Projeto Ceiça da Construir para ajudar catadores
O governador Ibaneis Rocha encaminhou à Câmara Legislativa projeto criado pela Secretaria da Família e Juventude, que institui a Política Distrital de Fortalecimento das Cooperativas de Catadores, denominada Lei Ceiça da Construir. A proposta tem a finalidade de integrar e articular as ações, projetos e programas voltados à promoção e à defesa dos direitos humanos das cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Segundo o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, o objetivo da lei é criar melhores condições de trabalho, com instalações adequadas, como equipamentos de segurança, veículos, instalações de armazenamento e processamento de resíduos. O nome da lei é eternizar a memória de uma catadora que dedicou sua vida à melhoria do trabalho da categoria e suas comunidades. “Este nome simboliza não apenas a luta de Ceiça, mas também o desejo de construir políticas públicas que fortaleçam as cooperativas de catadores, promovendo sua inclusão social e econômica”, afirma Delmasso.
——–
Distrital passa mal e é levado à UTI
O deputado distrital Pepa (PP) deu entrada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na manhã de ontem. Ele teve um mal-estar enquanto cumpria agenda em Planaltina e está sob observação.
——–
Homenagem
Nascido em Brasília, o advogado Guilherme Campelo será homenageado com o título de cidadão benemérito. A iniciativa é do deputado João Cardoso (Avante). Vice na chapa ao governo liderada pela senadora Leila Barros (PDT) em 2022, Campelo que exerce atualmente o cargo de Diretor de Licenciamento da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) do Ministério da Previdência.
——–
Só papos
“A Lava-Jato quebrou empresas, desempregou 4,4 milhões, violou a lei, fraudou a Justiça e perseguiu inocentes. Uma milícia togada com sede de poder e dinheiro. A punição pedagógica no TRF 4 mostra que Torquemadas e suas heresias têm vida curta e ardem nas fogueiras que acenderam”
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
—-
“Apesar da tentativa de dar ares de gravidade e seriedade à decisão, a simples leitura do documento mostra se tratar de uma decisão frágil, desprovida de fundamentos e carregada de um tom que passa a mensagem de perseguição política a juízes e desembargadores que atuaram na operação Lava-Jato, condenaram corruptos e contrariaram interesses poderosos”.
Ex-coordenador da Operação Lava-Jato e ex-deputado Deltan Dallagnol