Ao adotar medidas como suspender aulas, eventos, aglomerações e separar mesas em bares e restaurantes, o governador Ibaneis Rocha (MDB) levou em conta um aspecto importante que pode ser fundamental para salvar vidas: é preciso preparar o sistema de saúde para receber os pacientes. Sem isso, o que é simples pode se tornar letal. Os hospitais, superlotados com doentes de coronavírus, ficarão sem condições de receber um infartado, um acidentado, um paciente com AVC ou mesmo de internar quem está com Covid-19.
Ao anunciar as primeiras medidas, Ibaneis disse que não tinha sequer kits suficientes para exames de coronavírus e a rede pública do DF, ele admitiu, não está preparada para uma pandemia. Nenhuma está. Por isso, a importância de retardar o pico do surto, preparar a Casa e tratar os doentes. Assim, será menos traumático passar por esse furacão.
A senadora Leila Barros (PSB-DF) fez o teste para coronavírus e deu negativo. Depois que o exame do senador Nelsinho Trad deu positivo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pediu que os colegas procurassem um laboratório rapidamente.
Entre as medidas anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para melhorar o atendimento à população no surto de coronavírus está a manutenção predial dos hospitais. São pequenas obras. Esse serviço não era feito. Precisava esperar grandes reformas.
Ibaneis Rocha está trabalhando em ritmo frenético nesse episódio do surto de coronavírus. A equipe está até com dificuldades para acompanhá-lo. Foi assim que o Distrito Federal tomou a decisão de suspender aulas e aglomerações. Em seguida, vários estados seguiram a receita.
O jornalista politico Jair de Farias volta à telinha depois de anos de ausência. Estreou ontem na TV Brasilia, às 13h, o programa Brasilia em Debates, com a pauta permanente de discussão do futuro da cidade. Seus convidados foram Cristovam Buarque e Paulo Octávio, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), a distrital Julia Lucy (Novo) e a presidente do Sabin, Lidia Abdalla.
“Até que ponto chegarão? É inacreditável. Soltar criminosos e dane-se a população”
Vereador Carlos Bolsonaro, sobre pedido da Pastoral Carcerária para que presos sejam liberados como forma de evitar epidemia de coronavírus nas prisões
“Se vocês realmente não gostassem de criminosos não teriam tantos amigos e cúmplices milicianos”
Marivaldo Pereira, ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça no governo Dilma e candidato ao Senado pelo PSOL em 2018
O governador Ibaneis Rocha saiu na frente de gestores de outros estados e tomou diversas medidas para conter a disseminação do coronavírus no DF.
O presidente Jair Bolsonaro foi desrespeitoso com quem está doente ao dar uma banana pública depois de testar negativo para o coronavírus.
Imaginem um surto de coronavírus há um mês, durante o carnaval?
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, estuda adotar a coleta e a internação compulsórias em caso de resistência aos exames para testar coronavírus. A iniciativa já foi adotada por decreto do governador Ibaneis Rocha, depois que a Justiça deferiu liminar em ação da Procuradoria-geral do Distrito Federal.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…