Elizângela Almeida de Miranda Souza, 43 anos, e José Willamy de Mélo Raiol, 26, foram condenados, respectivamente, a 25 anos e 23 anos de prisão, pelo homicídio triplamente qualificado de Valdeci Carlos de Sousa, de 63 anos, servidor aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O julgamento iniciado nesta quarta-feira. (09/12), foi concluído na madrugada desta quinta-feira (10/12).
Os jurados acolheram as três qualificadoras apresentadas na denúncia oferecida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), reconhecendo que o crime foi cometido por motivo torpe, com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e por meio cruel.
A pena de Elizângela foi maior devido ao crime ter sido cometido contra idoso de 63 anos e o fato de a vítima ser seu marido e pai de sua filha. Os réus não poderão recorrer em liberdade.
Entenda o caso
O crime ocorreu em 18 de março de 2018, por volta das 22h, no entroncamento da DF-001, com a DF-251, no bairro Jardim Botânico, próximo à Ponte JK.
Valdeci e Elizângela continuavam casados no papel, mas não viviam juntos havia algum tempo. Ela atraiu o marido para casa, em Ceilândia, pedindo que levasse uma encomenda e sob o falso convite para uma conversa sobre o relacionamento.
O servidor aposentado atendeu ao pedido acreditando que poderia reatar com a mulher e, ao chegar ao local, foi agredido, amarrado, ameaçado com arma de fogo e colocado dentro de sua própria caminhonete.
Segundo a denúncia, Elizângela conduziu o veículo. A Polícia Civil acredita que o casal queria a senha das contas bancárias de Valdeci e, ao chegarem na região do Jardim Botânico, José Williamy efetuou o disparo na cabeça da vítima. Os criminosos abandonaram o corpo e o veículo no local.
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…