Coluna Eixo Capital/ por Ana Maria Campos
Votação em dobro
A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto, teve 45% votos a mais do que o segundo colocado na lista tríplice eleita nesta quinta-feira (22/10). Com 247 votos, ela conseguiu dobrar a votação em relação à última eleição. Sinal de que sua administração foi aprovada. Na área do combate à corrupção, a Operação Falso Negativo, sobre fraude na compra de kits para testes de covid-19, foi a mais marcante. Levou à prisão preventiva a cúpula da Secretaria de Saúde do DF.
Aposta difícil
Comentário de um analista político e do Judiciário experiente, sobre o favorito ou favorita para a nomeação como chefe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT): “Quem entende a cabeça de Bolsonaro?”
No páreo
O promotor de Justiça Cláudio Portela está forte no páreo para o cargo de procurador-geral de Justiça do DF. Ele tem bom contato com o advogado Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil do governo Ibaneis Rocha.
Condenação mantida
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região manteve condenação do promotor de Justiça Leonardo Bandarra (foto) pelo crime de concussão — exigir vantagem em razão do cargo — em processo da Operação Caixa de Pandora. Por oito votos a sete, os ministros rejeitaram recurso da defesa do Ex-procurador-geral de Justiça do DF.
Comemoração nas redes sociais
A deputada Bia Kicis (PSL-DF) comemorou a condenação de Leonardo Bandarra pelas redes sociais: “Esse caso de corrupção (Operação Caixa de Pandora) sacudiu o DF, pois, além de políticos do primeiro escalão, envolveu Bandarra, então chefe do MPDF e Guerner, promotora. Justiça feita!”
PM bem na fita
A força da Polícia Militar cresce no poder federal. Depois que o major aposentado Jorge Oliveira, da PMDF, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o capitão da reserva Pedro César Nunes Ferreira Marques de Sousa assumiu a subchefia jurídica da Presidência da República. Os dois aposentaram-se por cotas da corporação, com aposentadoria proporcional ao tempo de serviço, depois que foram trabalhar com Jair Bolsonaro.
Esqueceram de combinar com os russos
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria, brigam sobre a eficácia da vacina chinesa, a União Química, empresa de propriedade de Fernando Marques, já começou a receber a tecnologia da Rússia para produzir a Sputnik V no Brasil.
Só papos
“O que a pandemia nos revelou são os aprendizes de ditadores. Figuras nanicas, hipócritas, idiotas, boçais, achando que mandam no estado dele. ‘Vai tomar vacina. Vai tomar você, vai tomar o que você entender, Coca-Cola, Tubaína’”
Presidente Jair Bolsonaro, sobre governadores que defendem a obrigatoriedade de vacina para covid-19
“O início da vacinação da população da Indonésia com a CoronaVac é prova da segurança desta vacina para salvar vidas. Nos países onde a vacina está sendo testada, estudos comprovam sua segurança. A CoronaVac é a vacina do Butantan. Motivo de orgulho para o Brasil”
Governador de São Paulo, João Doria
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…