Por Luana Patriolino (interina) — Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmaram que a manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, marcada para 25 de fevereiro, será pacífica e sem financiamento de dinheiro público. Ontem, eles se reuniram na sede da agremiação, em Brasília — que na semana passada foi alvo da Polícia Federal — para discutir os preparativos do evento. O deputado distrital Thiago Manzoni (PL) é um dos que irá ao protesto. Ele afirmou à coluna estar otimista com o ato. “A ideia é levar liberdade e respeito ao Estado democrático de direito. Certamente, serão milhões de brasileiros e, talvez, estejamos diante da maior manifestação que a avenida paulista já viu”, disse.
Financiamento
Segundo Fabio Wajngarten, advogado de Jair Bolsonaro, o evento foi idealizado pelo pastor Silas Malafaia e contará com financiamento da Associação Vitória em Cristo. Até o momento, outros parlamentares do Distrito Federal ainda não revelaram se irão comparecer à manifestação em São Paulo.
—–
O executivo Josmar Verillo negou, em nota enviada à coluna, que tenha integrado o Conselho Administrativo da empresa da Paper Excellence. Na verdade, ele pertencia ao Conselho Consultivo da empresa de origem indonésia, que disputa na Justiça com a J&F o controle acionário da Eldorado Celulose do Brasil. O executivo é alvo de um inquérito na 15ª Vara Federal de Brasília, conforme revelou a Eixo na edição de ontem.
—–
Verillo também tentou negar que a Amarribo, ONG criada por ele, teria qualquer vínculo com a Transparência Internacional. A entidade aparece como uma das possíveis gestoras de parte do dinheiro do acordo de leniência da J&F. A relação entre as duas, porém, é antiga. Em 2014, elas chegaram assinar memorando de entendimento com o Ministério Público Federal (MPF) para cooperação em ações de combate à corrupção. “Ressalto ainda que as acusações de que tive acesso a dados confidenciais do acordo de leniência da J&F são de representantes da própria holding e nunca foram comprovadas na Justiça”, disse o executivo.
—–
A Paper Excellence afirma que Josmar Verillo só passou a integrar o Conselho Consultivo da empresa em 2018. “Portanto, após a concretização da compra da Eldorado Celulose — não tendo, consequentemente, qualquer tipo de participação na negociação com a J&F”, disse a empresa. “A venda da Eldorado Celulose nunca esteve vinculada ao acordo de leniência da J&F, como foi confirmado por Joesley Batista em depoimento de 2020 ao Tribunal Arbitral”, completou a empresa.
—–
A Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA), braço educacional da OAB, vai oferecer mais de 10 mil bolsas de estudo gratuitas de pós-graduação, advocacia trabalhista e previdenciária. O edital foi divulgado ontem, com o período de inscrições programado para começar em 1º de março. Essa capacitação será ministrada integralmente em uma plataforma on-line. A seleção dos candidatos para as bolsas será realizada com base em critérios socioeconômicos e também por meio de uma prova objetiva de múltipla escolha.
—–
A possibilidade de os oficiais de registro determinarem busca e apreensão de bens móveis — como veículos dados em garantias de empréstimos — preocupa a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei n° 14.711/2023. A nova legislação, que instituiu o Marco Legal das Garantias, segundo a entidade, atribui aos cartórios competência exclusiva do Poder Judiciário.
—–
“A propriedade é um direito fundamental do cidadão. Por esse motivo, toda e qualquer medida restritiva ao patrimônio das pessoas deve passar pelo crivo da autoridade judicial”, afirma o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior. De acordo com ele, “apenas os magistrados, que têm a independência assegurada pela Constituição dispõem da imparcialidade necessária para avaliar a necessidade e a legalidade da busca e apreensão”.
—–
“Apresentamos um pedido de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para prestar, pessoalmente, no Parlamento, esclarecimentos sobre a fuga de dois presos ligados ao Comando Vermelho (CV) da Penitenciária Federal de Mossoró”
Coronel Meira (PL-PE), deputado federal
—
“O descaso do governo do PT com a segurança é fato! Mas não temos de nos igualar a eles nos erros. O novo ministro da Justiça acabou de assumir. Culpá-lo e fazer política com a fuga dos presídios federais, convocando-o ao Congresso, só cria barulho”
Ciro Nogueira (PP-PI), senador
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…