A opção de deixar de fora o Estádio Nacional Mané Garrincha da Copa do Mundo Sub-17 foi da Federação Internacional de Futebol (FIFA), de acordo com o secretário de Esporte e Lazer do DF, Leandro Cruz. As partidas do torneio na capital ocorrem no Estádio Bezerrão (Gama).
Cruz fez a afirmação em entrevista ao programa CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília, na tarde desta segunda-feira (28).
“O Sub-17 não vai ocorrer no Estádio Mané Garrincha porque não é da característica do evento. Ele é um evento para um estádio de 15 mil pessoas e não para 60 mil. Em segundo lugar, a FIFA e a CBF fizeram um negócio muito legal. Elas querem deixar legados em estádios que não foram da Copa do Mundo”, disse.
Ele ainda destacou a importância dos investimentos feitos pela FIFA no Bezerrão. “Se a gente pode ter o investimento no gramado, na iluminação, na limpeza e na infraestrutura que está tendo no Bezerrão, todo pago pela FIFA, por que nós vamos colocar isso no Mané Garrincha?”, questionou. “Para entregar esse estádio depois para a iniciativa privada em janeiro do ano que vem, como vai ser entregue?”, acrescentou.
Gramado
Sobre as complicações do maior estádio da capital, o secretário falou sobre o gramado: “É um problema de concepção de construção”. Parte do gramado não recebe luz solar em nenhuma estação do ano. Uma possível solução, segundo o chefe da pasta, seria usar “um misto de grama natural e sintética pra que a gente tenha ali uma grama de suporte, assim como padrão FIFA instalado no Bezerrão”.
Leandro Cruz também confirmou que o Mané Garrincha foi oferecido para os organizadores da Copa Libertadores da América (Conmebol) para a realização da final. A partida está prevista para ocorrer no Chile em 23 de novembro, mas o país enfrenta crise por causa de protestos populares. “Se o Chile vacilar com a final da libertadores, nós podemos fazer aqui em Brasília.” A Conmebol, porém, sustenta que a partida ocorrerá na cidade chilena.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…