Aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, o Pastor Silas Malafaia busca um jurista “terrivelmente evangélico” para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) que vai abrir com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. Malafaia gravou um vídeo em que apresenta uma lista tríplice com nomes que teriam apoio da comunidade e líderes evangélicos.
São eles: o ex-desembargador eleitoral do DF Jackson Di Domenico, o procurador de Justiça do DF José Eduardo Sabo Paes e o juiz federal William Douglas, que é considerado o “guru dos concursos”. O ministro Marco Aurélio pode se aposentar até julho de 2021, quando completará 75 anos.
A lista tríplice de Malafaia esbarra, no entanto, em um nome forte do governo Bolsonaro, que também é evangélico: o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.
A OAB/DF está realizando um censo e um recadastramento para avaliar o cenário da advocacia no DF pós-pandemia. Além de atualizar o banco de dados da OAB-DF, as informações poderão apoiar a entidade no processo de eleição digital para a escolha dos novos conselheiros e presidente.
O GDF já gastou praticamente toda a cota prevista no orçamento de 2020 para o programa de descentralização de recursos destinados a despesas do dia a dia em hospitais e UPAs. Ainda faltam três meses para fechar o ano e a Secretaria de Saúde liberou R$ 17,6 milhões dos R$ 18,1 milhões previstos no orçamento, ou seja, 97%. Esse dinheiro é importante para pequenos reparos e compras. Em algumas unidades, faltam papel higiênico e material de limpeza.
Os deputados distritais aprovaram, em primeiro turno ontem, em sessão extraordinária remota da deputada Júlia Lucy (Novo), que derruba a proibição do pagamento em dinheiro para o transporte por aplicativos, tipo Uber.
O texto ainda precisa passar por uma segunda votação antes de ser encaminhado à sanção do governador. Motoristas de aplicativo temem que essa liberação volte a incentivar assaltos. Mas o consumidor quer a opção do cash. Polêmico.
O escritório Bento Muniz, de dois procuradores do DF, representa a República Popular da China em dois pedidos de extradição que devem ser julgados hoje no STF. Os chineses querem que o Brasil mande de volta dois suspeitos de crimes contra o sistema financeiro e contra a ordem tributária que fugiram para cá. Estão envolvidos em falsificação de notas fiscais e pirâmides financeiras.
Os procuradores Wesley Bento e Eduardo Muniz vão tentar mudar o entendimento que prevalece na 2ª Turma contrário a extradições para a China, onde há pena de morte e risco de violação dos direitos humanos. No total, o escritório representa a China em seis processos.
Todos os envolvidos apostaram no Brasil como paraíso para evitarem a justiça do país asiático. O julgamento de hoje, que teve início há quatro anos, é virtual e os ministros têm até a próxima sexta-feira para votar. Até o momento, há três votos favoráveis e um contrário, do ministro Celso de Mello. O ministro Gilmar Mendes pediu vista.
“As tentativas de acabar com a Lava-Jato representam a volta da corrupção. É o triunfo da velha política e dos esquemas que destroem o Brasil e fragilizam a economia e a democracia. Esse filme é conhecido. Valerá a pena se transformar em uma criatura do pântano pelo poder?”
Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro
“Moro, você é mesmo um hipócrita! A Lava-Jato não acabou com a corrupção nem era esse o principal objetivo da operação. A velha política sempre triunfou. Bolsonaro é parte dela e você se beneficiou pessoalmente ao se tornar ministro. A ‘criatura do pântano’ também é obra sua!”
Deputada federal Érika Kokay (PT)
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…