lista triplice evangellicos STF o ex-desembargador eleitoral do DF Jackson Di Domenico, o procurador de Justiça do DF José Eduardo Sabo Paes e o juiz federal William Douglas
lista triplice evangellicos STF o ex-desembargador eleitoral do DF Jackson Di Domenico, o procurador de Justiça do DF José Eduardo Sabo Paes e o juiz federal William Douglas Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press, arquivo pessoal e Ana Rayssa/CB/D.A Press lista triplice evangellicos STF o ex-desembargador eleitoral do DF Jackson Di Domenico, o procurador de Justiça do DF José Eduardo Sabo Paes e o juiz federal William Douglas

Lista tríplice dos evangélicos para o STF

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, o Pastor Silas Malafaia busca um jurista “terrivelmente evangélico” para a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) que vai abrir com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. Malafaia gravou um vídeo em que apresenta uma lista tríplice com nomes que teriam apoio da comunidade e líderes evangélicos.

São eles: o ex-desembargador eleitoral do DF Jackson Di Domenico, o procurador de Justiça do DF José Eduardo Sabo Paes e o juiz federal William Douglas, que é considerado o “guru dos concursos”. O ministro Marco Aurélio pode se aposentar até julho de 2021, quando completará 75 anos.

Evangélico forte

A lista tríplice de Malafaia esbarra, no entanto, em um nome forte do governo Bolsonaro, que também é evangélico: o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.

Censo e recadastramento

A OAB/DF está realizando um censo e um recadastramento para avaliar o cenário da advocacia no DF pós-pandemia. Além de atualizar o banco de dados da OAB-DF, as informações poderão apoiar a entidade no processo de eleição digital para a escolha dos novos conselheiros e presidente.

Dinheiro para hospitais no fim

O GDF já gastou praticamente toda a cota prevista no orçamento de 2020 para o programa de descentralização de recursos destinados a despesas do dia a dia em hospitais e UPAs. Ainda faltam três meses para fechar o ano e a Secretaria de Saúde liberou R$ 17,6 milhões dos R$ 18,1 milhões previstos no orçamento, ou seja, 97%. Esse dinheiro é importante para pequenos reparos e compras. Em algumas unidades, faltam papel higiênico e material de limpeza.

Dinheiro liberado no uber

Os deputados distritais aprovaram, em primeiro turno ontem, em sessão extraordinária remota da deputada Júlia Lucy (Novo), que derruba a proibição do pagamento em dinheiro para o transporte por aplicativos, tipo Uber.

O texto ainda precisa passar por uma segunda votação antes de ser encaminhado à sanção do governador. Motoristas de aplicativo temem que essa liberação volte a incentivar assaltos. Mas o consumidor quer a opção do cash. Polêmico.

Escritório de Brasília é contratado em pedido de extradição de chineses

O escritório Bento Muniz, de dois procuradores do DF, representa a República Popular da China em dois pedidos de extradição que devem ser julgados hoje no STF. Os chineses querem que o Brasil mande de volta dois suspeitos de crimes contra o sistema financeiro e contra a ordem tributária que fugiram para cá. Estão envolvidos em falsificação de notas fiscais e pirâmides financeiras.

Os procuradores Wesley Bento e Eduardo Muniz vão tentar mudar o entendimento que prevalece na 2ª Turma contrário a extradições para a China, onde há pena de morte e risco de violação dos direitos humanos. No total, o escritório representa a China em seis processos.

Todos os envolvidos apostaram no Brasil como paraíso para evitarem a justiça do país asiático. O julgamento de hoje, que teve início há quatro anos, é virtual e os ministros têm até a próxima sexta-feira para votar. Até o momento, há três votos favoráveis e um contrário, do ministro Celso de Mello. O ministro Gilmar Mendes pediu vista.

Só papos

“As tentativas de acabar com a Lava-Jato representam a volta da corrupção. É o triunfo da velha política e dos esquemas que destroem o Brasil e fragilizam a economia e a democracia. Esse filme é conhecido. Valerá a pena se transformar em uma criatura do pântano pelo poder?”

Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro

“Moro, você é mesmo um hipócrita! A Lava-Jato não acabou com a corrupção nem era esse o principal objetivo da operação. A velha política sempre triunfou. Bolsonaro é parte dela e você se beneficiou pessoalmente ao se tornar ministro. A ‘criatura do pântano’ também é obra sua!”

Deputada federal Érika Kokay (PT)