Lei proíbe veiculação e compartilhamento de imagens de violência à mulher

Compartilhe

Por Ana Maria Campos — Uma lei de autoria do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), que entrou ontem em vigor, proíbe veiculação, transmissão e compartilhamento de cenas de violência contra a mulher no DF. A norma veda a divulgação dos conteúdos em qualquer meio de comunicação, incluindo televisão, rádio, sites, redes sociais, fóruns de discussão e aplicativos de mensagens.

A nova legislação considera “cenas de violência” imagens, vídeos ou áudios que registrem a ação de agressores ou a reação de vítimas em contexto de abusos físicos. O descumprimento da norma pode acarretar multa entre um e dez salários mínimos para pessoas físicas e de até 100 salários mínimos para pessoas jurídicas.

——

Potencial da saúde

O governador Ibaneis Rocha apresentou, ontem, o potencial do Distrito Federal para receber grandes eventos, Ele fez a manifestação durante a abertura da 16ª edição da Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde. Sediado em Brasília, o evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ocorre de forma inédita na América Latina até amanhã. O encontro — que no início dos trabalhos teve a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin — reúne palestrantes para debates sobre a ciência, bioética, ética médica, direito da saúde e áreas relacionadas, como integridade científica, inteligência artificial e meio ambiente.

“Estamos avançando com a construção de novas unidades hospitalares, com a contratação de mais profissionais para a saúde, investimentos que chegam, aqui no Distrito Federal, à ordem de R$ 12 bilhões por ano, e conseguimos vencer todos os desafios. Confiamos muito com o apoio do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Regional, de todos os dirigentes do Conselho Federal para nos orientar, também, nas demandas e no atendimento ao público da nossa capital”, disse.

——

Games

Com o mercado de games e e-Sports aquecido no país, Brasília está recebendo, pela primeira vez, o Circuito de Jogos Digitais (Jedis). O evento é promovido pelo Ministério do Esporte e pela Associação Moriá, uma ferramenta de inclusão social para que jovens da cidade encontrem espaço nesse mercado de trabalho.

——

Trabalho

Só no DF, segundo levantamento da Associação Moria junto ao Sine e às agências de emprego locais, são quase 4 mil vagas abertas em carreiras relacionadas ao mercado de games e da tecnologia da informação (TI). O senador Izalci Lucas (PL-DF) é um incentivador do projeto, que tem por finalidade a prática de diversas modalidades dos esportes digitais como ferramenta de desenvolvimento educacional, profissional e esportivo, além de disponibilizar cursos nas áreas de TI, comunicação, programação e marketing.

——

Cadastro de crimes sexuais contra menores

O Distrito Federal passa a contar com lei que criará o cadastro com nome completo, foto, filiação, endereço atualizado e, até, histórico de condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que divide a autoria da Lei 7.547/24 com o Executivo, esclarece que somente agentes de segurança, conselheiros tutelares e membros do Poder Judiciário terão acesso ao conteúdo integral do banco de dados.

Para os cidadãos, ficarão disponíveis apenas nome e foto dos cadastrados. “É um grande avanço para o DF ter uma lei que não só inibirá como poderá evitar que esses crimes terríveis continuem destruindo a vida das nossas crianças, jovens e de suas famílias”, comemora. A norma acaba de ser publicada no Diário Oficial do DF e deve entrar em vigor nos próximos 120 dias.

——

Dayse Amarilio em sintonia com João Campos

No finalzinho do recesso parlamentar, a deputada Dayse Amarilio (PSB), que esta no Recife para participar do 1º Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira, aproveitou a oportunidade para fazer uma visitinha ao colega de partido e prefeito da capital, João Campos.

Dayse quis conhecer experiências da gestão dele na área da saúde. A distrital trocou várias figurinhas com o prefeito e sua secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, visitou algumas obras, novos equipamentos e programas que a prefeitura está implementando na capital de Pernambuco.

——

Pelo menos algo em comum

O que o Distrito Federal tem em comum com Fernando Noronha? Eleitoras e eleitores dos dois locais não participam de eleições municipais.

talitadesouza

Posts recentes

  • Coluna Brasília-DF

Reações à “missão” de Flávio Bolsonaro

Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê que OAB-DF seja notificada pela polícia quando agressor ou vítima forem advogados

ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Comitê de Segurança Pública do IRB anuncia auditoria nacional para 2026

ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…

5 dias atrás