O juiz Evandro Neiva de Amorim, da Oitava Vara Criminal de Brasília, absolveu o doleiro Fayed Traboulsi e a delegada aposentada Sandra Maria Silveira na denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por lavagem de dinheiro e corrupção. A sentença saiu hoje (09/02).
Na denúncia, os promotores de Justiça do Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) apontaram que Fayed repassou, em 2013, R$ 50 mil a Sandra, então chefe da assessoria jurídico-legislativa da Secretaria de Segurança Pública, em troca de informações sobre investigações da Polícia Civil. O dinheiro foi usado para a compra de um Toyotta Hillux.
Fayed era alvo de vários inquéritos sobre crimes de lavagem de dinheiro na Polícia Civil.
Nas alegações finais, no entanto, o próprio Gaeco pediu a absolvição de Sandra e de Fayed, sob a alegação de que não havia provas do crime.
Fayed, Sandra e o agente da Polícia Civil aposentado Marcelo Toledo foram denunciados também pelo Ministério Público Federal, no âmbito da Operação Miqueias.
Na denúncia, o MPF aponta que Fayed e Toledo integravam uma organização criminosa que fraudou fundos de previdência de servidores de prefeituras de nove estados e do Distrito Federal. Eles e outras 41 pessoas, entre as quais a delegada aposentada Sandra Silveira, foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…