TRE adia novamente julgamento de Liliane Roriz

Compartilhe

Ana Viriato

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) adiou, para a próxima quinta-feira (16), o julgamento da deputada distrital Liliane Roriz (PTB) por compra de votos e falsidade ideológica. Os crimes teriam ocorrido durante a campanha eleitoral de 2010. O atual relator do processo, desembargador Carlos Divino, justificou a situação com “problemas técnicos” ao presidente do TRE-DF, Romeu Gonzaga.

Caso condenada, a caçula de Roriz pegará 3 anos, 9 meses e 1 dia de prisão em regime semiaberto e multa de R$ 44,9 mil, podendo a prisão ser convertida em restrição de direitos. Cabe embargo de declaração no TRE-DF e, posteriormente, recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Imediatamente, Liliane ficaria inelegível, mas manteria o exercício do mandato como deputada distrital até o fim de 2018. A perda dos direitos políticos é concretizada apenas após a publicação do acórdão.

Em março de 2016, Liliane foi condenada no TRE-DF pelos mesmos crimes e recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Contudo, como surgiram testemunhas que confirmaram um segundo episódio de compra de votos, o MPE ramificou a ação. Este processo teve o julgamento iniciado em 12 de dezembro de 2016 e se arrasta até hoje.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Podemos realiza formação de líderes em Minas Gerais

O Podemos Nacional e toda sua estrutura realizam neste sábado (27) o encontro “Oficina da…

8 horas atrás
  • CB.Poder

Flavio Bolsonaro procura uma mulher para vice

ANA MARIA CAMPOS A deputada Bia Kicis (PL-DF) foi pega de surpresa hoje (24/06) em…

22 horas atrás
  • CB.Poder

Gustavo Rocha permanece no time de Celina

ANA MARIA CAMPOS A preço de hoje, o ex-chefe da Casa Civil do DF Gustavo…

23 horas atrás
  • Eixo Capital

Wellington Luiz comenta sobre debate no MDB para apoiar Celina Leão

Texto publicado Ana Maria Campos neste domingo (21/6) — Confira entrevista com Wellington Luiz, presidente da…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

Rombo e corrupção

Texto publicado Ana Maria Campos neste domingo (21/6) — Os principais responsáveis pelas finanças do…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

Caminho definido

Texto publicado por Ana Maria Campos neste sábado (20/6) — O ex-senador e ex-governador Cristovam…

5 dias atrás