Joe valle Previdência
Joe valle Previdência Crédito: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press Joe valle Previdência

“Vou votar contra”, diz Joe Valle, sobre projeto que altera a previdência do Distrito Federal

Publicado em CB.Poder
Entrevista // à queima roupa
Joe Valle (PDT)
Presidente da Câmara Legislativa
  ***
Qual vai ser o seu voto no projeto do Executivo que muda a Previdência dos servidores público do DF?
Vou votar contra. Considero votar agora um açodamento. Já coloquei isso claramente. Não sou o contra o processo, mas acho que há muitas outras soluções e deveríamos aproveitar o momento para resolver problemas conjunturais e estruturais. Discutir só uma solução conjuntural, para mim, é um pecado mortal.
 ***
É uma posição sua ou do partido (PDT)?
Do partido e também minha, como parlamentar. O deputado Reginaldo Veras (PDT) também vai votar contra.
 ***
Teme uma retaliação por parte do governo?
A gente vota por Brasília. Qualquer retaliação seria à cidade. Trabalho de forma muito consciente. Consultei vários especialistas e estou coma consciência tranquila para chegar a essa decisão. No fim do debate hoje (ontem) eu tentei pelo menos adiar uma semana a votação, mas fui vencido
  ***
Qual é o seu receio em relação ao projeto? 
Temos outros estados como Minas e Paraná que fizeram e estão sofrendo as consequências. Se um estado como o DF entrar num processo de crise como esse, pode quebrar a cidade. Temos que resolver o processo agora porque o governador Rodrigo Rollemberg colocou a ameça de atrasar os salários. Mas temos de buscar uma solução que não represente um risco de explodir na mão de um futuro governante. Não pensar nisso é, no mínimo, irresponsabilidade.
  ***
O auxílio-doença seria uma saída para não atrasar salários neste ano?
O auxílio-doença é uma saída conjuntural. Poderíamos trabalhar uma lei que pudesse resgatar o que foi pago pelo GDF nas licenças e deveria ter sido repassado pelo Iprev. Ao mesmo tempo, a gente discutiria a mudança da previdência com um processo mais seguro, em 30 a 90 dias, trazendo o debate nacional, com a participação do Ministério da Previdência.
  ***
Apesar da sua posição, acha que o governador tem voto para aprovar o projeto?
Será uma votação bem dividida. Mas acredito que o governo tem os votos necessários para a aprovação.
  ***
Já comunicou oficialmente a sua posição ao governador Rodrigo Rollemberg?
Conversei com ele hoje (ontem). Ele dá as explicações sobre o projeto. Ponderei, falei da autonomia dos poderes e ressaltei que, se votasse amanhã (hoje), seria contra o processo.