izalci_eixo Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Izalci diz que sem quebra de sigilo de Dino e vídeos do 8 de janeiro CPMI não cumprirá seu papel

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, GDF, Notícias

Por Ana Maria Campos — O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) se uniu à oposição para criticar a condução da CPMI do 8 de janeiro no Congresso. Ele diz que sem a obtenção de vídeos e documentos do Ministério da Justiça, além da quebra do sigilo telemático do ministro Flávio Dino relacionados aos atos golpistas na Praça dos Três Poderes, a CPI não cumprirá seu papel. “Estamos fazendo uma CPMI, cujo o relatório já deve até estar pronto e estão apenas tentando dar consistência, ou buscar alguma fundamentação para o texto”, reclamou Izalci.

———————

Solo

Na segunda-feira, véspera da votação do arcabouço fiscal, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) almoçava sozinho no restaurante Le Jardin, dentro do luxuoso complexo Rosewood, em São Paulo. Um paparazzo registrou.
A assessoria do deputado informou que ele estava em agenda política com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e com o presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP).

———————

Voto on-line para o Fundo Constitucional

O deputado federal Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF) é assíduo na Câmara, mas estava fora do plenário na hora da votação do arcabouço fiscal, na última terça-feira. Mas ele participou da deliberação sobre o Fundo Constitucional do DF. Votou pelo aplicativo instalado no celular. Conforme ato da mesa de nº 123, de 20 de março de 2020, é permitido o registro de presença e votação pelo aplicativo lnfoleg nas sessões e reuniões deliberativas. Apesar de ter sido publicado na época da pandemia,
o ato ainda está em vigor o ato.

———————

44 anos

Na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa, o deputado distrital Daniel de Castro (PP) conseguiu arrancar do ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, uma resposta que a CPMI do 8 de janeiro do Congresso não obteve: a idade. Na CPMI, Mauro Cid não abriu nenhuma exceção em manter o silêncio e nem mesmo quis dizer algo tão banal. Na Câmara Legislativa, o militar parecia um pouco mais relaxado. Mesmo assim, adotou a estratégia de não responder às perguntas. Detalhe: a resposta é 44 anos.

———————

Cumprindo ordens

Apesar do silêncio, em cinco minutos de apresentação no início do depoimento, Mauro Cid deixou clara a sua estratégia de defesa. Sustenta que, como chefe da ajudância de ordem de Bolsonaro, não exercia função política e administrativa, não participava da gestão e só cumpria funções de secretariado, cumprindo ordens. Repassava mensagens, recados e estava sempre a postos para atender às determinações do então presidente. O deputado distrital Gabriel Magno (PT) ressaltou: “Ninguém é obrigado
a cumprir ordens ilegais”.

———————

Brasilienses recebem prêmio de marketing político

Cinco profissionais de Brasília do partido União Brasil receberam o Prêmio CAMP, o Oscar do marketing político nacional, na categoria “Melhor uso de humor (não eleitoral)”, em São Paulo. O vídeo premiado é uma releitura de programas de TV que fizeram sucesso nos anos 2000, com o quadro “Sim ou Não”. A peça ilustra de forma bem-humorada a democracia como valor inegociável. Especialista em marketing político Júlio Pontes, 29, afirma que o resultado é “fruto de muito trabalho”. “Eu e minha equipe sempre nos dedicamos para chegar a esse momento”,

———————

Medalha para assessores da Presidência do TJDFT

Os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Luis Martius Júnior e Caio Brucoli foram agraciados ontem com a Comenda da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal “Imperador Dom Pedro II”. O presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo, acompanhou a solenidade de outorga das comendas, na Academia de Bombeiro Militar.

———————

Pedido de subsídio para o transporte semiurbano

O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Anatrip), Acir Gurgacz, esteve ontem com governador Ibaneis Rocha, para discutir uma política tarifária de longo prazo para o transporte semiurbano do Entorno. Gurgacz diz que a Anatrip busca uma política de subsídios dos governos do DF e de Goiás para as empresas que operam as linhas do entorno do DF e do Goiás. A diretoria da Anatrip também se reuniu com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para tratar do mesmo assunto. A proposta é que cada ente da federação participe com um percentual neste subsídio ao transporte semiurbano do DF/GO.

———————

Gastos elevados

O GDF já investe alto em subsídios para transporte. Em sete meses, já destinou
R$ 756,9 milhões para a manutenção do equilíbrio financeiro do sistema de transporte. Em todo o ano passado, foram R$ 892,1 milhões. O objetivo, segundo o governo, é evitar um aumento de tarifa.

———————

Só papos

“Quando há uma mulher falando, elas podem tudo, e nós não podemos nada. Quando elas falam qualquer coisa, o mundo desaba sobre nós. Se escondem atrás do mimimi, do sexo frágil”

Marco Feliciano (PL-SP), deputado

“Meu pai é pastor, meu tio é pastor, meu irmão é pastor. Aprendi a respeitar essa autoridade. E por isso nunca lhe respondi, mas quero dizer que o senhor se tornou uma pessoa abjeta, misógina. O tratamento que o senhor dá às mulheres nesta Casa é surreal”

Eliziane Gama (PSD-MA), Senadora